Lucinei cobra reajuste salarial aos agentes comunitários

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 17/05/2022 14h00, última modificação 18/05/2022 00h40

Por meio de indicação, o vereador Lucinei Amaro (MDB) solicitou à Prefeitura Municipal, que seja observada e aplicada a alteração na política remuneratória e a valorização dos profissionais que exercem atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agentes de Combates de Endemias, conforme a Emenda Constitucional nº 120, de maio de 2022, estabelecendo o piso salarial para a categoria.

“Recentemente o Congresso Nacional promulgou esta emenda que estabeleceu o piso salarial de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424,00) para a categoria e também prevê um adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. Nossa indicação vem atender esse pedido dos servidores dessa área”, explicou Lucinei.

A emenda aprovada pelo Congresso garante ainda, que Estados e Municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

“É fundamental que o município de Sinop mantenha esses profissionais em seus postos, com vencimentos justos e condizentes com a importância vital da atividade. Ressalta-se que os agentes prestam serviços importantes e essenciais ao povo sinopense e a aprovação da emenda na Legislação federal é forma de justiça e de reconhecimento para os agentes comunitários”, afirmou o vereador.

Em outra indicação, Lucinei solicitou a limpeza das áreas institucionais localizadas no bairro Menino Jesus II.

As matérias foram aprovadas durante a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal.

registrado em: ,