Maria José propõe criação do programa Creche em Casa

por Marco Stamm — publicado 11/08/2020 07h55, última modificação 11/08/2020 07h54
Maria José propõe criação do programa Creche em Casa

Foto: Gilson Carlos/Assessoria Câmara

A vereadora Maria José da Saúde (MDB) quer implantar em Sinop o programa Creche em Casa. A proposta foi apresentada em forma de indicação aprovada por todos os vereadores durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (10) e será encaminhada à prefeitura de Sinop junto a um anteprojeto de lei com todas as diretrizes para o Executivo, que tem competência e orçamento para tal, implantá-la.

O texto do anteprojeto de lei elaborado por Maria José propõe que a prefeitura crie bolsas para pagar mulheres previamente selecionadas e treinadas para cuidar das crianças em suas respectivas casas. O subsídio sugerido é de R$ 800 por criança e limita a três por cuidadora. A proposta é para atender crianças de seis meses a três anos que estejam na fila de espera para uma creche.

A parlamentar ressalta que o projeto institucionaliza uma prática comum nas comunidades carentes, que é deixar os filhos sob cuidados de vizinhas, e explica que isso acontece em virtude da falta de vagas nas creches, o que também afeta Sinop.

Em outra indicação, Maria José da Saúde apontou a necessidade de patrolar e cascalhar toda a extensão da rua Principal da Comunidade Fátima.