Maria José defende ensino da História de Sinop na rede municipal

por Gilson Santos publicado 12/09/2019 09h10, última modificação 11/09/2019 16h22
Maria José defende ensino da História de Sinop na rede municipal

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A vereadora Maria José da Saúde (MDB), apresentou na 29ª sessão, a Indicação 612/2019 na qual pede o Poder Executivo envie para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que trata da obrigatoriedade das escolas municipais incluírem em seus currículos a história de Sinop.

O anteprojeto apresentado pela vereadora, diz que o currículo escolar deverá ocupar no mínimo 40h anuais, nos quais deverão ser trabalhados temas como a história de Sinop, os aspectos políticos e econômicos do município desde a sua fundação, vocação do município e suas potencialidades turísticas e econômicas e o estímulo para crescimento do município de forma sustentável, com visão de preservação e desenvolvimento econômico.

Em princípio o conteúdo deverá ser trabalhado no último ano do ensino fundamental ou, em outra série a depender do entendimento da secretaria de Educação.

Maria José defendeu a ideia dizendo que “a educação necessita cada vez mais de práticas que priorizem a formação de educandos conscientes e comprometidos com sua realidade histórica e que estejam prontos a responder as demandas da sociedade’.

Outra indicação de autoria da vereadora Maria José, também aprovada na última sessão, é o que pede que seja instituído o “Guia da Saúde da Rede Pública Municipal”. O pedido será encaminhado ao secretário Gerson Danzer (Saúde).

Segundo o anteprojeto, o guia deve conter a relação de todos os estabelecimentos públicos municipais destinados ao atendimento na área da saúde, informando horário de funcionamento dos serviços e do plantão diário; especialidades médicas, lista de medicamentos e exames laboratoriais, entre outros.

“Com as instruções deste guia, os usuários do SUS saberão quais são os locais certos para cada tipo de serviço oferecido pelas unidades de saúde, humanizando os serviços de saúde”, destacou Maria José.

Em ambos os casos a prefeitura pode acatar ou não a sugestão, inclusive dos anteprojetos anexados à indicação.