Maria José quer criação de campanha para proteção vocal de professores

por Roneir Correa de Menezes publicado 11/03/2020 18h15, última modificação 11/03/2020 18h12
Maria José quer criação de campanha para proteção vocal de professores

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A vereadora Maria José da Saúde (MDB) encaminhou para Prefeitura de Sinop, um pedido de criação da Campanha de Proteção da Saúde Vocal, para professores da rede pública municipal de educação. A sugestão foi aprovada por unanimidade durante a Quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na tarde da última segunda-feira (09).

O documento foi encaminhado ao Poder Executivo, apensado de um esboço de Projeto de Lei (PL). Na justificativa, a parlamentar ressalta que os problemas de disfonias e voz, entre os lecionadores, é muito comum devido ao uso incorreto da tonalidade da voz e ressalta que o déficit impacta no aprendizado do aluno.

“As alterações de voz levam aos modelos linguísticos e psicológicos inadequados e aos problemas físicos, como rouquidão, dores de garganta, perda da voz e emocionais, como tensão pela dificuldade de falar e fadiga geral, o que acaba interferindo no desempenho dos professores em sala de aula. Além disso, a leitura, o ditado e a expressão oral poderão acarretar dificuldades na aprendizagem dos alunos, pela falta de clareza na emissão vocal do professor”, justifica.

Ela lembra ainda que outro problema causado pelo mau uso da voz, está na ausência de professores em sala de aula. “Esses profissionais evidentemente necessitam de treinamento vocal e exames de prevenção e diagnósticos para manter o aparelho fonador saudável”.

Apesar de aprovado por todos os vereadores, a matéria não tem poder de obrigar o Poder Executivo de conceder essa benfeitoria aos professores. Ela te cunha informativo. Para que se torne lei, a Prefeitura de Sinop precisa acatar a sugestão e encaminhar um PL à Casa de Leis.

Na indicação de número 083/2020, a parlamentar sugeriu à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a necessidade de proceder com o serviço de nivelamento e cascalhamento em toda a extensão da Estrada Alzira.

As matérias legislativas serão encaminhadas para as pastas correspondentes.