Mário cobra listagem de demanda reprimida de exames e cirurgias na regulação

por José Roberto Gonçalves/ Assessoria Parlamentar — publicado 05/07/2023 19h02, última modificação 05/07/2023 19h02

A listagem do montante total da demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias, presentes na Regulação, é um dos requerimentos apresentados pelo vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) na sessão ordinária desta segunda-feira (3).

Entendemos que o principal objetivo e desafio da regulação em saúde é proporcionar o cuidado adequado em tempo oportuno aos usuários do SUS. Por isso, queremos entender como está atualmente demanda reprimida para tais procedimentos”, explica Sugizaki.

O requerimento foi enviado ao prefeito Roberto Dorner e à secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Em um segundo requerimento, o vereador pede informações ligadas à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, sendo elas: listagem completa dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs), com nome, horários de atendimento e locais onde estão lotados; e informações do processo do plano de equiparação salarial, ou o ajuste do piso salarial da categoria.

O TDI é um profissional que auxilia o processo de aprendizado e evolução de crianças em diferentes aspectos, como social, emocional e comportamental, garantindo o desenvolvimento adequado de acordo com as particularidades de cada uma”, completa o vereador. Tal requerimento foi encaminhado prefeito e à secretária da pasta, Sandra Donato.

INDICAÇÕES

O vereador ainda apresentou duas indicações, votadas e aprovadas, voltadas para Obras e para Trânsito. Mário pede o patrolamento e cascalhamento da Avenida da Integração (antiga Estrada Ruth).

O pedido é para reparar a via, pois os motoristas e moradores da região encontram dificuldades em se locomover. A trepidação, poeira e as valas à beira da via também danificam veículos e colocam em risco a segurança”, destacou. A indicação foi encaminhada ao prefeito e ao secretário de Obras, Remídio Kuntz.

Para a Secretaria de Trânsito, Mário cobra a construção de novos pontos de ônibus pela cidade. “Os usuários têm se queixado do baixo número de pontos de ônibus distribuídos pela cidade, além da distância entre eles. Por vezes, precisam percorrer longas distância de um ponto ao outro, sob chuva ou sol”, reclamou.

A indicação foi feita, inclusive, pelo vereador mirim José Otniel Rosa, que tem como padrinho na Casa, Mário Sugizaki, e foi encaminhada ao secretário Rodrigo Varela.