Mário homenageia associação de amparo ao autista

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 12/04/2022 16h51, última modificação 12/04/2022 16h51

Muitas vezes desconhecido por boa parte da população, o espectro autista tem ganhado atenção nos últimos tempos graças ao trabalho de entidades que visam esclarecer o assunto e promover a inclusão. É o caso da AMA (Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Espectro Autista de Sinop), que foi agraciada com a Moção de Aplauso de autoria do vereador Mário Sugizaki (PODE).

De acordo com o texto, a AMA tem por missão fortalecer a defesa dos interesses de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sinop. “Não há cura para o TEA, mas intervenções psicossociais baseadas em evidências, como terapia comportamental e programas de treinamento para os pais ou responsáveis, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social, impactando positivamente na qualidade de vida e bem-estar”, explica o vereador.

O TEA é um grupo de condições caracterizadas por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem e por um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades. O transtorno aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta.na maioria dos casos, torna-se perceptível aos 5 anos de vida.

“E a AMA trabalhando auxiliando na integração dos autistas à sociedade sinopense há quase três anos, atuando na aplicação de leis que protegem os autistas, objetivando a inclusão e promoção social, além de apoio às famílias que possuem dificuldades de acesso aos tratamentos e terapias necessárias no caso de falta de condições financeiras”, completa Sugizaki.

Indicações

Duas indicações apontadas por Mário Sugizaki foram aprovadas na sessão ordinária desta segunda (11). A primeira delas pede a limpeza da área institucional do bairro Terra Rica, especificamente no entroncamento das ruas Cianorte, Toledo e Ouro Preto, e foi encaminhada ao prefeito Roberto Dorner e à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.

“O local está com a visibilidade comprometida devido ao mato alto e acúmulo de lixos, cabendo ressaltar que os munícipes utilizam o local para a prática de exercícios físicos e caminhadas. Por isso, é preciso que o local permaneça em bom estado de conservação”.

A segunda indicação pede a criação de um Projeto de Lei que torne obrigatória a capacitação, em noções básicas de primeiros socorros, de professores e funcionários da rede municipal de ensino e estabelecimentos de recreação infantil.

“O objetivo principal é que os colaboradores recebam treinamento de intervenções imediatas e provisórias em primeiros socorros para manter as funções vitais de crianças e adolescentes em situação de risco de saúde, aumentando assim a segurança dentro do espaço escolar ou recreativo, além de oferecer conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais em um contexto geral, pois a técnica é aproveitada a todos”, destacou Mário Sugizaki.

O pedido é para que o município esteja em conformidade com a Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, e foi encaminhado ao prefeito Roberto Dorner e à secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.