Mauro propõe que Academia Sinopense de Letras seja de utilidade pública
Fundada no dia 3 de novembro de 2008, a Academia Sinopense de Ciências e Letras teve como fundadores, Ireneu Bruno Jaeger, presidente, Marli Terezinha Walker, Josemar Nunes, Santiago Vilela, Luiz Erardi Ferreira dos Santos, Marcelina de Andrade Oliveira, Fiorelo Picoli, Viviane Maia Malheiros Dal Berto (in memoriam), Tânia Pitombo de Oliveira, Marli Chiarani, Sandra Luzia Wrobel Straub e o secretário municipal Adjunto de Cultura da época, Fernando Assunção.
A entidade tem realizado vários trabalhos socioculturais que contribuiram com projetos e o desenvolvimento cultural do município. Outros envolvimentos da ASCL estão direcionadas aos academicos da UNEMAT, a trabalhos com a secretaria Municipal de Educação de Sinop e apoio nas publicações de autores literários locais e regionais.
No ano passado, em solenidade especial, 14 acadêmicos tomaram posse na Academia.
A atual presidente é Bernadete Crecêncio Laurindo.
Conforme o vereador e presidente da Câmara, Mauro Garcia (PMDB), a entidade busca construir a sede própria e tem projetos de novos eventos culturais. Para atender aos seus propósitos, a Academia necessita do reconhecimento de entidade de Utilidade Pública.
O vereador ecaminhou indicação na última sessão, solicitando a prefeitura, para que a ASCL seja declarada. A indicação do vereador foi aprovada pelos demais parlamentares.
Mauro Garcia também solicitou na última sessão, que a prefeitura, através da secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, faça a pavimentação asfáltica nas Chácaras de Lazer São Cristovão I e II.