Ministro da Infraestrutura será homenageado com Título de Cidadão Sinopense Honorário

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 17/08/2021 17h25, última modificação 17/08/2021 17h25

A Câmara de vereadores de Sinop aprovou na sessão desta segunda-feira (16.08), em primeira e única votação, o Projeto de Decreto Legislativo 024/2021 de autoria dos vereadores Adenilson Rocha e Dilmair Callegaro, ambos do PSDB, concedendo Título de Cidadão Sinopense Honorário ao ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

A honraria deve ser entregue ao homenageado no próximo sábado durante movimento de apoio a construção da Ferrogrão, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop.

Os vereadores justificaram a homenagem lembrando as ações do ministro em favor da conclusão da BR-163 e a luta para a expansão da malha ferroviária com vistas a impulsionar o escoamento de grãos do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte.

Em reconhecimento por sua luta e defesa da infraestrutura de transportes em Mato Grosso, em especial da Região Norte, da qual Sinop é polo regional, é que concedemos ao Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, o Título de Cidadão Sinopense Honorário”, diz o documento.

O título de cidadão recebeu a assinatura da maioria dos vereadores.

Ainda durante a sessão foram aprovadas duas indicações de autoria do vereador Dilmair Callegaro.

Para a secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Adriana Casturino, Dilmair sugeriu a criação de uma cartilha em formato impresso e digital com informações sobre planejamento financeiro domiciliar.

A ideia é que o guia aborde noções de administração de forma que a população aprenda a ter equilíbrio financeiro através de dicas de economia doméstica. Uma planilha de controle de gastos também deve fazer parte do material.

Na área da Saúde o vereador indicou ao secretário Valério Gobatto a necessidade de implantar uma Unidade Básica de Saúde para atendimento exclusivo a pediatria.

Segundo o vereador a indicação tem como estratégia a qualidade da atenção básica e a reorganização do SUS na especialidade de pediatria, além de centralizar os atendimentos de nascimentos, vacinas e testes realizados em crianças.

Um projeto de lei propondo a proibição de contratação por dois anos, de pessoa jurídica inserida no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), foi encaminhado para análise das comissões de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamentos e Fiscalização.