Moradores do Jardim Conquista reforçam junto a Câmara demanda por iluminação pública

por Suzana Machado publicado 20/02/2017 14h10, última modificação 20/02/2017 14h09

Representantes da Associação Vitória Régia, que engloba os bairros Jardim Conquista, Delta, Vitória Régia e Europa reforçaram junto à presidência da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), a solicitação para que seja instalada iluminação pública na Rua B, no Bairro Jardim Conquista.

De acordo com a secretária da Associação, Keila Gonçalves, em torno de 300 pessoas são afetadas com a falta de energia elétrica na rua. “São estudantes e acadêmicos que encaram a escuridão todos os dias, além de trabalhadores e os moradores de maneira em geral. O local escuro aumenta a insegurança e os riscos de acidentes também”, afirma Keila.

O presidente da Associação, Valdemar Pereira acrescenta que a maioria dos moradores recebe a cobrança da taxa de iluminação pública em suas contas de energia. “Pagamos por um serviço que não utilizamos. Não temos acesso a esse bem e outros, como o sistema de água e correios, por exemplo”, reforça Pereira.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 003/2017, de autoria do poder executivo, que dispõe sobre a Regularização Fundiária Urbana (RFU) do município de Sinop. No quinto parágrafo da mensagem do projeto ao legislativo, é destacado que “um exemplo que merece atenção, imediata, do Poder Público Municipal é a Chácara intitulada ‘Jardim Conquista’ que é ocupada de forma inadequada desde o ano de 1996, com cerca de 104 lotes, sem a mínima infraestrutura, regularização que está na pauta de prioridades da Comissão de Assuntos Fundiários da Comarca de Sinop, instituída pelo Provimento nº 15/2014-CCJ, presidida pela Juíza Diretora do Foro de sinop, Dra. Débora Roberta Pain Caldas”.

Segundo o Conselheiro da Associação Vitória Régia, José Muniz, a RFU é uma bandeira que vem sendo levantada já há muitos anos pelos moradores. “É necessária para que possamos ter um bairro atendido com os serviços básicos, como a energia pública, asfalto, entre tantas outras necessidades que temos”, observa Muniz.

O presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB), destaca que a regularização dos bairros é uma solicitação na qual vem trabalhando desde o seu segundo mandato como vereador. “Inclusive o Dr. Clóvis de Mello teve papel fundamental na solicitação de regularização desta área no período em que esteve à frente do Fórum de Sinop. A RFU é necessária para que as secretarias e os órgãos competentes passem a atender as demandas desses locais sem que seja necessário os moradores precisarem ficar solicitando a execução de seus direitos básicos”, frisa Bortoli.

A instalação de iluminação pública na Rua B, no Jardim Conquista, paralela a Rua Benedita nogueira, no bairro boa Esperança, também já foi foco da indicação nº 624/2016, de autoria do vereador Fernando Brandão (PR), durante a 33ª Sessão Ordinária do ano passado, na qual indicava ao poder executivo, ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Lopes e ao diretor presidente da Energisa Mato Grosso, Wilson Couto, a necessidade de execução de obras de rebaixamento da rede de alta tensão no local, “uma vez que o referido rebaixamento iria atender as várias famílias residentes na referida localidade, tendo em vista que os mesmos não são atendidos pelo serviço de energia elétrica”.