Mutirão contra a Dengue começa na próxima segunda em Sinop
O Mutirão Contra a Dengue será realizado em Sinop (MT) de 30 de janeiro e 30 de abril. A campanha, que foi lançada nesta segunda-feira (23), na Câmara de Vereadores, tem por objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti por meio de ações que incluem limpeza em todos os bairros do município e conscientização da população.
O presidente do Legislativo, Ademir Bortoli (PMDB), ressalta que a necessidade do combate a Dengue já foi tema de diversos embates na Câmara. “Com o início dos mutirões de limpeza e a realização de trabalhos mais intensos de conscientização junto à população, as reclamações e solicitações relacionadas a este problema diminuíram consideravelmente na Casa. Essa conscientização deve ser praticada diariamente. Quando o poder público envolve o cidadão nas iniciativas o trabalho se desenvolve, cresce e sentimos os resultados de maneira mais rápida”, observa Bortoli.
O vereador Joacir Testa (PDT) sugeriu que a classe empresarial também abrace a causa. “Sugiro que as empresas do ramo de transporte de entulhos, dentro da medida do possível, se planejem também para contribuir com a ação, disponibilizando em locais estratégicos caçambas para o recolhimento do lixo durante o mutirão”, destaca Testa.
A vereadora Maria do Socorro Pereira Cruz, Professora Branca (PR), enfatizou a gravidade da doença. “Em 2009 minha filha foi vitima de dengue hemorrágica. É preciso que as pessoas se atentem ainda mais para a gravidade das doenças que esse mosquito transmite. A responsabilidade em erradicar essa doença é de todos nós e precisamos de iniciativas como essas para combater esse mosquito que pode ceifar vidas”, complementou Branca.
Luciano Chitolina, vereador pelo PSDB, fez um pedido ao poder executivo enfatizando a limpeza nas estradas que dão acesso a comunidades do município. “Diariamente montantes de lixo são depositados a beira de estradas como, por exemplo, na Aurea e Claudia. É preciso também uma atenção especial da secretaria responsável para essas situações”, sugeriu Chitolina.
O vereador Ícaro Francio Severo (PSDB), reiterou a importância da destinação correto do lixo. “O cidadão deve se atentar para a destinação correta do que está descartando. Esse trabalho de conscientização é fundamental”, acrescentou o vereador.
Sinop
De acordo o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, de 2015 para 2016 foi registrada redução de 49% no número de casos confirmados de dengue no município. “Os números demonstram que o mutirão de limpeza, o trabalho integrado entre todas as secretarias e as ações de conscientização junto à população geram resultados”, defende o secretário, acrescentando que entre os objetivos da campanha está a redução do número de infestação pelo Aedes Aegypti para menos de 1%, índice recomendável pelo Ministério da Saúde.
A prefeita Rosana Martinelli (PR) reforça que para que as metas sejam alcançadas é necessário o apoio principalmente da população. “Serão três meses de intensificação nos trabalhos de limpeza, fiscalização e conscientização envolvendo todas as secretarias, sociedade civil e toda a população, mas é necessário que esses cuidados permaneçam durante o ano todo e pra isso o nosso maior aliado é o cidadão”, destaca Rosana.