Palestra sobre as drogas reune estudantes durante a sessão mirim na Câmara

por assecom — publicado 19/05/2015 15h30, última modificação 19/05/2015 17h57

Uma mensagem profunda. Assim se caracterizou a palestra do professor Rubson Cleber Neves Bispo, da secretaria de Diversidade Cultural de Sinop.

O encontro faz parte do parlamento mirim, e foi realizado nesta terça-feira, como programação da 2ª sessão ordinária, que conforme o regimento, prevê palestras educativas.

O tema foi as drogas e suas consequências.

Através de slide, o professor mostrou algumas estatísticas, número que caracterizam um crescimento de consumo e tráfico de drogas no município, além do final trágico de muitos envolvidos no mundo das drogas.

O alerta feito aos estudantes é justamente o inicio, com o envolvimento de jovens que acabam se juntando a dezenas de pessoas do bem, que acabam indo para o caminho do mal, quase sempre sem volta.

Existe a recuperação, demorada e restrita, mas que busca atender a quem quer se tratar.

Os estudantes também puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e teve um bate papo interessante com a plateia.

O núcleo familiar, segundo Rubson, é o fator principal para conduzir os adolescentes numa vida longe deste vício. “Não sei responder qual é a principal causa que tem levado os jovens a entrar nas drogas (consumir e traficar), mas acredito que a desestruturação familiar tem levado isso ao caos. São mães solteiras que não conseguem fazer o papel de pai e conciliar a educação dos filhos. A rua se torna o mundo deles. As companhias acabam traçando o caminho para as drogas”, disse.

Rubson além de professor, também faz um trabalho junto aos internos no Centro Ebenezer em Sinop.

Andres Maximo Molina, professor da secretaria Municipal de Educação também participou da palestra.

Uma turma do colégio Estadual Edeli Mantovani e outra do Pissinati estiveram presentes, além dos vereadores mirins.

A próxima sessão acontece no mês de junho.