Parlamentares se reúnem com Janaína Riva e cobram melhorias para Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 10/09/2021 18h20, última modificação 10/09/2021 18h20

O que seria apenas um encontro de cortesia acabou em reunião de trabalho. Os vereadores Elbio Volkweis (Patriota), Paulinho Abreu (PL), Juventino Silva (PSB), Moises do Jardim do Ouro (PL), Célio Garcia (DEM), Adenilson Rocha (PSDB), Ademir Debortoli (Republicanos), Professor Mário (PODE), se reuniram, na tarde dessa sexta-feira (10.09), com a deputada estadual Janaína Riva (MDB). O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), e alguns secretários entre eles o de Obras, Dalton Martini (Patriota), e da Assistência Social, Scheila Pedroso, também participaram do encontro.

Na oportunidade, os vereadores cobraram o retorno das cirurgias eletivas. O Professor Mário lembrou que desde o início da pandemia as cirurgias foram suspensas e até hoje não retornaram. Um problema que, segundo ele, só faz crescer a fila de pacientes que estão à espera de atendimento médico. “Hoje, em Sinop, há mais de 3 mil pessoas esperando para fazer uma cirurgia. Somente os casos urgentes estão sendo feitos”, destacou. “O governo havia prometido que retornaria com as cirurgias mas até hoje não começou e a fila só aumenta”, emendou lembrando que exames mais complexos, como tomografia, cintilografia, por exemplo, também não estão sendo feitos na rede pública.

Outro ponto cobrado pelos parlamentares foi a implantação de novos leitos de UTI’s, principalmente, neonatal, já que Sinop não dispõe de leitos na rede pública para crianças. “Hoje muitas mães, que já estão passando por um momento difícil, são obrigadas a irem para outras cidades, em regiões que desconhecem, para que seus filhos sejam atendidos”, pontuou Adenilson quanto a dificuldade em atender os menores no município. “Essa é uma promessa do governador desde 2018”, lembrou.

A aquisição de uma UTI Móvel, construção de novos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) -já que o município conta apenas com 4 unidades, metade do necessário-, recursos para pavimentação de ruas, regularização no fornecimento de medicamentos na farmácia popular, principalmente os de alto custo, também foram reivindicadas pelos vereadores.

O presidente da casa, Elbio Volkweis, lembrou que as cobranças a deputada são necessárias, pois a Câmara é a representante do povo. “Nos somos cobrados pela população e nós recorremos a vocês (deputados) para que as necessidades que Sinop enfrenta sejam atendidas. Por isso estamos aqui levando para você para que intervenha por nossa cidade junto ao governo”, pontuou.

O apoio para a criação da Zona Metropolitana de Sinop, que deverá abranger vários municípios da região Norte, também foi pedido a parlamentar. A meta, é transformar a região em um polo econômico forte e atrair investimentos aos municípios que farão parte da zona. O pedido foi feito pelo prefeito Roberto Dorner que teve o apoio de todos os parlamentares.