Paulinho homenageia escritora Marlete Dacroce

por Matheus Prado/Assessor Parlamentar — publicado 28/09/2021 18h05, última modificação 28/09/2021 18h05

O vereador Paulinho Abreu (PL) apresentou uma Moção de Aplauso para a escritora Dra. Marlete Dacroce, durante a 33ª Sessão da Câmara de Vereadores de Sinop. Marlete é autora do livro “Comunidade Rural Brígida: Uma História de Bravura, Trabalho, União e Fé”, que conta a história da fundação desta comunidade, onde ela morou por vários anos com a família.

Durante seu pronunciamento, o vereador ressaltou a importância do reconhecimento ao trabalho de preservação da história do município: “Eu homenageei ela não só pelo feito de ter ganhado o prêmio, mas também pela importância do livro, que conta muito da história de Sinop, principalmente dos desbravadores que chegaram, foram morar nessa comunidade rural e estão lá até hoje. Eles merecem todas as homenagens”.

O livro da Dra. Marlete, que também ganhou o primeiro lugar no prêmio “Melhores do Ano” da Academia Sinopense de Ciências e Letras, é um verdadeiro documentário sobre a comunidade. Mostra os primeiros passos da fundação, acompanhando as primeiras famílias que chegaram no local e as dificuldades enfrentadas por todos, bem como as primeiras conquistas e a modernização da área.

Além de escritora com mais de 15 obras publicadas e Membro Imortal da Academia Sinopense de Ciências e Letras, Marlete Dacroce é Doutora em Ciências da Educação e Mestre em Ciências da Educação. Ela também é especialista em educação especial, educação infantil e alfabetização, psicopedagogia clínica e constitucional, pedagoga, gestora escolar, pesquisadora científica, escritora poeta, palestrante em neuro atividade sexual, entre outras especialidades.

Paulinho Abreu também destacou a necessidade de apoiar outros escritores da região, por meio de políticas públicas: “Meu objetivo também é cobrar o executivo, para que ele privilegie os escritores regionais. Temos vários artistas da região com material que podem, inclusive, serem utilizados de forma didática, nas escolas do município”.

registrado em: