Paulinho pede estudo para rever percentual de tarifa de esgoto

por Maria Helena Benedet — publicado 12/07/2022 17h40, última modificação 12/07/2022 17h41

A cobrança de um percentual justo que sirva de base de cálculo para a cobrança da tarifa de esgoto em Sinop, foi o ponto chave da indicação apresentada pelo vereador Paulinho Abreu (PL), na sessão dessa segunda-feira (11), na Câmara de Sinop. 

O parlamentar sugeriu a AGER (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop) que realize um estudo sobre o real percentual de água utilizada pelos consumidores e que retorna para a rede de esgoto. Hoje, o valor pago pelo serviço é de 90% sobre o valor da conta de água. Para Paulinho, esse índice está bem acima do que realmente retorna para a rede de saneamento. 

“Queremos saber quanto realmente da água consumida volta para a rede de esgoto. Estudos indicam que esses números chegam a 80 por cento. Eu chuto aqui que deve ir uns 50 por cento”, calculou acrescentando que o calor e grande impermeabilização de água no solo, colaboram para a redução da água jogada no esgoto. “Uma das maneiras mais simples de se fazer uma redução tarifa de esgoto é cobrar o correto. Então que se faça um estudo técnico, cientifico e que se comprove na renovação (do contrato com a empresa responsável pelo saneamento básico e Sinop) que essa cobrança (90%) está errada”, defendeu. 

Além do estudo, o vereador também sugeriu que, na renovação do contrato com a empresa, a AGER institua um mecanismo que fiscalize e puna com multa, nos casos em que a concessionária não realize serviços conforme a legislação vigente. 

Foi dele também a troca para Rua Luciano Trentin, no nome da atual Rua Veneza, no bairro Residencial Florença. O projeto foi aprovado em segunda e última votação e será encaminhado à Prefeitura para ser sancionado.