Paulinho pede resposta ao Governo do Estado sobre UTI´s infantis

por Simone Casagrande/Assessoria Parlamentar — publicado 27/04/2023 17h55, última modificação 27/04/2023 17h55

Durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (24), o presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Paulinho Abreu (PL) questionou o Governo do Estado de Mato Grosso sobre a situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) infantis, que deveriam ser instaladas em Sinop esta semana.

“Falando de saúde, quero deixar aqui meu descontentamento! Nós estivemos em Cuiabá e ouvimos da boca do secretário de Estado de Saúde que essas UTI´s estariam em Sinop dentro de 30 dias. E, agora eu solicito uma resposta que explique o porquê isso não vai ocorrer mais. Não podemos passar vergonha por eles, porque quem está fazendo a ‘babanagem’ é o Governo do Estado. Não sei por qual interesse. Porque houve a licitação, a empresa tinha a ordem de serviço e nos 45 do segundo tempo se cancela todo o processo. Isso é um absurdo, a gente sabe que um novo processo demoraria no mínimo 90 dias. Estão brincando com a saúde da população sinopense, da população do Mato Grosso. Então fica aqui minha indignação e descontentamento pelas ações do Estado em relação a saúde pública”, discursa em tribuna o vereador Paulinho.

No final do mesmo dia, o Governo do Estado de Mato Grosso emitiu uma nota que dizia que a Organização Goiana de Terapia Intensiva (OGTI), vencedora da licitação para a abertura de leitos pediátricos de UTI no Hospital Regional de Sinop, inviabilizou a abertura dos novos leitos. Segundo a publicação, a empresa descumpriu o contrato firmado com a secretaria estadual de Saúde (SES-MT).

Porém, Paulinho não aceito a resposta. “Precisamos entender por que ocorreu essa desistência por parte da empresa e, quais serão as soluções? Porque as unidades já estão Sinop! Quantas crianças terão que perder suas vidas para o Governo do Estado entender a urgência desta instalação em nosso município? O que está acontecendo com a saúde pública é revoltante! E a Câmara Municipal de Sinop não vai se calar”, pronunciou o gestor em suas redes sociais.

Ainda na 11º Sessão Ordinária, o vereador Paulinho realizou a indicação nº 221/2023, que solicita que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, faça a implantação de sinalização viária das proximidades da EMEB Taciana Balth Jordão, no bairro Jardim Paraiso.