Pela primeira vez Câmara reúne ex-vereadoras em comemoração ao Dia da Mulher

por Maria Helena Benedet — publicado 09/03/2022 16h43, última modificação 09/03/2022 16h43

Foi uma sessão dedicada a elas. Assim aconteceu a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada nessa terça-feira (8), na Câmara de Sinop. A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), única representante mulher na atual legislatura e, pela primeira vez na história do Legislativo, ex-vereadoras e suplentes, se reuniram para relembrar histórias de lutas. 

Entre as convidadas estava a primeira e única mulher a ocupar a cadeira de presidente da Câmara, Sinéia Abreu, eleita vereadora na quinta legislatura (2005/2008) e que também foi vice-prefeita (2001-2004) de Sinop. Ela lembrou da dificuldade enfrentada pelas mulheres para ocupar uma vaga no Legislativo onde a maioria é composta por homens. 

“Enfrentei sim dificuldades (enquanto presidente), nem tudo foi um mar de rosas, mas foram experiências que me fizeram crescer e me deixaram ainda mais forte”, lembrou. “Fazer parte de um universo (Legislativo) onde em sua maioria é formado por homens, não é tarefa fácil, mas somos mulheres e temos a mesma capacidade que eles e por isso precisamos nos unir para que as Câmaras em todo país sejam formadas por mais mulheres”, convocou. 

A radialista Cleuza Navarini, que por três mandatos consecutivos (1997 a 2008) foi eleita vereadora, também lembrou as lutas que viveu quando ocupou a cadeira do parlamento. Navarini brincou que enquanto vereadora foi “briguenta”, pois acretiva que Sinop poderia ser uma cidade melhor. “Eu brigava com os vereadores não para afrontar, mas por acreditar que poderíamos e iríamos fazer Sinop uma cidade muito melhor, eu queria isso, pois era uma época em que muita coisa faltava”, lembrou. “Nós mulheres que somos mães, trabalhamos, cuidamos de nossas famílias, precisamos nos unir para que mais mulheres possam estar aqui, sentar nessas cadeiras e lutar por nossos ideais”, convocou a ex-parlamentar que foi autora da lei que instituiu a Semana Municipal da Mulher Cidadã e a Câmara Mirim. 

Além de Sinéia e Cleuza, Josi Tomazi, Zuleica Mendes, Leozenir Severo, Maria do Socorro Pereira Cruz (Professora Branca), também formaram o dispositivo de honra e puderam constar um pouco de suas histórias. As suplentes Terezinha Zelo, Neiva de Oliveira Pinto (Neiva da Alvorada), Professora Clara e Juliana Centena, também participaram das homenagens. 

O presidente da Casa, Elbio Volkweis (Patriota), destacou a guarra das mulheres e lembrou que “É graças a vocês (mulheres) temos uma sociedade estruturada, famílias fortes, pois são responsáveis por isso”. “Hoje, temos apenas uma mulher que faz parte desse parlamento e gostaríamos que houvessem mais, e que tem todo o nosso respeito, pois não deixa a desejar em nada. É forte, competente e luta por igual junto aos demais vereadores”, destacou referindo-se a vereadora Graciele e a capacidade das mulheres.

Desde que o Poder Legislativo foi instituído em Sinop, em 1983, 15 mulheres passaram pela Câmara, nove delas foram eleitas para os cargos. Somente 10 anos depois a primeira mulher, a empresária Teresinha Tomelin Gobo, foi eleita vereadora (1993, 3ª legislatura) e a única mulher na época. Hoje, ela mora em Santa Catarina e não pôde participar das homenagens.