PL de Dilmair institui sessões de cinemas adaptadas

por Clayton Cruz/Assessoria Parlamentar — publicado 30/11/2021 17h38, última modificação 30/11/2021 17h38

Foi aprovado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (29) o Projeto de Lei 068/2021 de autoria do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), que torna obrigatória a realização de sessões adaptadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down nos cinemas emm Sinop.

Segundo a proposta, as empresas operadoras de salas de cinema no município ficam obrigadas a promover, no mínimo, uma sessão mensal adaptada.

Considerando as peculiaridades do público-alvo da proposta, as luzes devem permanecer levemente acesas e o volume do som deve ser reduzido. O acesso às salas de exibição deve ser irrestrito, podendo entrar e sair sempre que desejarem.

A lei também torna obrigatória a identificação das salas com o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Síndrome de Down.

Embora a lei crie a condição de uma sessão adaptada, qualquer pessoa poderá assistir aos filmes em exibição. Não sendo, portanto, sessão restrita.

Procuramos defender os direitos da criança e adolescente com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down que buscam constantemente serem incluídas nas atividades cotidianas e costumeiras”, defendeu Dilmair.

O vereador também pontuou que características específicas de uma projeção normal como a luminosidade da tela e o som alto, acabam por segregar este público cujo comportamento inclui hiperatividade, sensibilidade auditiva e visual, dificuldade de concentração e de ficar longo período sentado.

Medida semelhante já acontece no Rio de Janeiro, onde os cinemas realizam a “Sessão Azul”.

A proposta deve passar ainda por mais duas votações.

Uma vez que a lei tenha sido sancionada as salas de cinema terão o prazo de 120 dias (cento e vinte dias) para fazer as adequações necessárias ao seu cumprimento.

Indicações - Na mesma sessão o vereador teve aprovada indicação na qual pede que se crie um sistema de conscientização e controle da diabetes dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Dilmair também quer que seja implementada a feira permanente de adoção de animais. O vereador sugeriu a Praça da Bíblia por ser um local de grande circulação de pessoas. A feira pode acontecer pelo menos uma vez por semana no período da manhã e contar com uma equipe técnica acompanhada de veterinário.