Plano de saneamento básico é apresentado a vereadores

por Maria Helena Benedet — publicado 23/03/2022 18h54, última modificação 23/03/2022 18h54

Plano de Saneamento básico de Sinop. Essa foi a pauta da reunião entre vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, AGER (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) e Houer Impactando Gerações, empresa responsável pela elaboração do plano. O encontro foi nessa terça-feira (22), na Câmara, e serviu para que os vereadores pudessem ter uma prévia sobre como os trabalhos serão desenvolvidos em Sinop. 

A secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, lembrou que o município já possui um plano de saneamento mas que estava “desatualizado”, por isso precisou ser reformulado. Segundo ela, além de esgoto e água trata, o novo plano também atenderá drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos. 

“Sinop é uma cidade que cresce a cada ano e esse plano de saneamento precisava ser atualizado para que as necessidades da população fossem de fato atendidas. Não adiantaria em nada implementar um plano, que estava pronto, e que não atenderia o que a cidade precisa”, destacou o vereador Juventino Silva (PSB), que participou da reunião, quanto a importância da ampliação de abrangência do plano. “As mudanças apresentadas são pertinentes ao que o município, hoje, necessita. É claro que com o passar do tempo terá que ser atualizado, pois as necessidades serão outras”, pontuou. 

Além de Juventino, participaram da reunião os vereadores Celsinho do Sopão (Republicanos), Dilmair Callegaro (PSDB), Toninho Bernardes (PL) e Lucinei (MDB). 

Desde novembro do ano passado, o plano vem sendo discutido com a sociedade e será apresentado em audiência pública. As discussões com a sociedade serão nesta quinta-feira (24), no plenário da Câmara, a partir das 14hr.