Polícia garante que abre Delegacia da Mulher se prefeitura ceder imóvel

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 08/02/2018 16h10, última modificação 08/02/2018 16h10

Um novo passo, desta vez mais consistente, foi dado para a abertura da Delegacia da Mulher em Sinop, uma demanda de quase 15 anos. Nesta quinta-feira (08), o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso, Fernando Vasco, se reuniu com vereadores na Câmara Municipal de Sinop e confirmou que, se firmado um termo de cooperação com a prefeitura, a nova unidade será implantada em Sinop, mas não garantiu que seja até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, conforme desejo manifestado pelo governador Pedro Taques (PSDB) em reunião com os parlamentares sinopenses realizada na semana passada.

De acordo com Vasco, o termo de cooperação precisa estipular que a prefeitura fique responsável por ceder um imóvel para a nova delegacia e profissionais de apoio como psicólogos, assistentes sociais e estagiários. Da parte da polícia serão disponibilizados o efetivo policial e mobiliário. “A princípio a gente redistribuiria alguns servidores de Sinop e trabalharíamos junto ao Conselho Superior de Polícia para trazermos outros servidores”, afirmou, explicando como pode ser composto o quadro funcional.

Na semana passada os vereadores Ademir Bortoli (PMDB), Billy Dal Bosco (PR), Professora Branca (PR), Maria José (PMDB), Dilmair Callegaro (PSDB), Joacir Testa (PDT), Joaninha (PMDB) e Luciano Chitolina (PSDB) se reuniram em Cuiabá com o governador e com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM). De acordo com Bortoli, Pedro Taques manifestou apoio à implantação e pediu que a inauguração seja no Dia Internacional da Mulher.

Vasco preferiu não se comprometer com o prazo, mas garantiu que tão logo seja assinado o termo de cooperação, em questão de dias, segundo ele, a equipe de engenharia da Polícia Civil vem a Sinop para escolher um prédio e fazer os projetos de adequação necessários para o funcionamento de uma delegacia.

O presidente do Legislativo, Ademir Bortoli, disse que tem a palavra da prefeita Rosana Martinelli (PR) se comprometendo em alugar um imóvel e ceder para a polícia. Diante disso, os vereadores e delegados visitaram dois prédios, um no Centro e outro no Jardim Barcelona, que podem ser a futura sede.

Também visitaram a Delegacia Municipal, que pode ser uma segunda opção para a implantação de um núcleo de atendimento à mulher, caso não seja assinado o termo de cooperação.