Por Saúde, Câmara adere a fechamento de rodovia e mobiliza visita ao governador

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 02/10/2017 20h06, última modificação 02/10/2017 20h06

A situação do Hospital Regional em Sinop, que sofre com o atraso de repasses na ordem de R$ 28 milhões por parte do governo do Estado e que, por isso, corre o risco de fechar as portas, mobilizou os vereadores nesta segunda-feira (02). Após a realização de diversas reuniões ficou decidido que a BR-163 será fechada nesta terça-feira (03), às 16h, no bairro Alto da Glória.

De acordo com o presidente da Casa, Ademir Bortoli (PMDB), a concentração será às 15h30 na Praça da Bíblia, onde ônibus estarão à disposição para levar a população ao manifesto. “O que está acontecendo é um descaso com a saúde pública, não só com Sinop, mas com todas as cidades de Mato Grosso, e o governador tem que se sensibilizar e olhar por todos nós. Tem muitas pessoas que dependem de um atendimento na rede pública e não estão conseguindo”, declarou o vereador.

Acampamento no Paiaguás

Em todas as reuniões com os vereadores, uma das maiores queixas é que os representantes da secretaria Estadual de Saúde e o governador Pedro Taques (PSDB) não atendem as reivindicações e sequer conversam com secretários municipais e lideranças políticas. Além do fechamento da rodovia, os líderes políticos da região vão tentar agendar uma visita com Pedro Taques, com urgência. Se, mais uma vez houver a negativa, Bortoli adianta que, já na quarta-feira (04), pretende ir a Cuiabá acompanhado de vereadores da região Norte de Mato Grosso. “Já estou mobilizando os vereadores da região para virem ao fechamento da BR amanhã e, se não tivermos resultado, vamos acampar em frente ao palácio Paiaguás até que o governador nos receba e nos dê uma resposta sobre essa questão insustentável”, declarou o presidente.

Dia de reuniões

A Câmara Municipal de Sinop participou de três reuniões a respeito da má situação da saúde. No começo da tarde, representantes das associações de moradores, Conselho Municipal de Saúde e o secretário de Saúde, Marcelo Klement, estiveram na sala de reuniões do Legislativo para cobrar apoio dos parlamentares.

Na sequência, os vereadores seguiram até a prefeitura, onde se reuniram com representantes de classes sociais, do Hospital Regional, com vereadores de Sorriso e com a prefeita Rosana Martinelli. Após as discussões, foram até o Ministério Público cobrar uma ação da promotoria, que afirmou já estar acompanhando o caso e buscando documentação.

Lá mesmo, após resposta da promotoria, decidiram, em votação, pelo fechamento da BR-163 e pela mobilização do comércio e população nas cidades da região Norte de Mato Grosso.

Na semana passada, funcionários do Hospital Regional de Sinop se reuniram com vereadores em busca de apoio. Pouco antes, os administradores da unidade também expuseram suas dificuldades e pediram a mobilização dos parlamentares.

Além de Ademir Bortoli, as reuniões desta segunda mobilizaram os vereadores Billy Dal Bosco (PR), Leonardo Visera (PP), Tony Lennon (PMDB), Joacir Testa (PDT), Maria José da Saúde (PMDB), Professora Branca (PR), Joaninha (PMDB), Hedvaldo Costa (PR), Remídio Kuntz (PR), Ícaro Francio Severo (PSDB), Luciano Chitolina (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB), Lindomar Guida (PMDB) e Dilmair Callegaro (PSDB).