Primeira sessão da Câmara Mirim define Mesa Diretora

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Mirim — publicado 06/04/2022 18h34, última modificação 06/04/2022 18h34

A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim de Sinop foi realizada na tarde desta quarta-feira (6) e definiu os membros da Mesa Diretora para o semestre legislativo mirim. A chapa “Unidos Fazemos a Diferença” obteve 9 votos, contra 5 da chapa “Unidos Pela Sociedade” – houve uma ausência.

A estudante Rayka Sabadini de Almeida, da escola Enio Pipino, foi eleita presidente, tendo como vice-presidente Larissa Carla Cichaseski, da escola Nilza de Oliveira Pipino.

Formam ainda a Mesa Diretora Pedro Henrique Pinheiro Teodoro, do Colégio Regina Pacis, como 1º Secretário, e Vitória Botton, da escola Djalma Guilherme da Silva, como 2ª Secretária.

Vamos atender as necessidades de todos, ouvir cada um e ter uma gestão voltada para a democracia. Assim, teremos uma sociedade melhor, melhores escolas, melhores bairros, enfim, uma cidade melhor”, disse Rayka.

Eles têm como padrinhos os vereadores Luis Paulo da Gleba, Elbio Volkweis, Mário Sugizaki e Moisés do Jardim do Ouro. Assim como é feito na Câmara de Vereadores, os legisladores mirins também compõem as Comissões Permanentes, sendo elas: de Justiça e Redação; de Finanças, Orçamentos e Fiscalização; de Obras, Viação e Serviços Urbano/ de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social; e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social.

A próxima sessão será no dia 20 de abril – os encontros são realizados quinzenalmente, nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês.

Os vereadores mirins e seus respectivos suplentes cumprem mandato de dois anos. A eleição da Mesa Diretora será realizada na primeira sessão legislativa mirim, no dia 6 de abril. Cada diretoria terá mandado de um semestre legislativo mirim, totalizando quatro Mesas durante os dois anos de mandato – a cada seis meses, titulares e suplentes se alternam.

A CÂMARA MIRIM

Implantado em janeiro de 2003, o projeto Câmara Mirim contempla escolas públicas e privadas do município de Sinop. A ideia é estimular jovens e adolescentes, de 12 a 15 anos, devidamente matriculados, a exercerem sua cidadania, contribuindo com a melhoria do Poder Legislativo.

As atividades da Câmara Mirim estão sendo reativadas após um período de dois anos suspensas em virtude da pandemia. Em 2022, o projeto completa 19 anos. Diversas instituições sociais foram beneficiadas por meio de reivindicações e sugestões que, posteriormente, foram transformadas em Indicações e/ou Projetos de Lei.

Além dos membros da Mesa Diretora, compõem a Câmara Mirim, nestes primeiros seis meses, os seguintes vereadores mirins: Isabelly Lomar Matos, José Otniel Rosa, Luiz Felype Lando Monegat, Ana Clara Silva Souza, Alice Welter Strapasson, Luis Antônio Barbosa da Silva, Lorenzo Comerlato Diniz, Danilo Pereira Barbosa, Beatriz Barbosa Goldinho, Bruna Vitória Moraes Santos, Kauan Henrique Moura de Aquino.

Neste ano, participam estudantes das seguintes unidades: Escolas Estaduais Cleufa Hübner, Bom Jardim, Nilza de Oliveira Pipino, Paulo Freire, Djalma Guilherme, Nossa Senhora da Glória, Prof.ª Zeni Vieira, Prof.ª Maria de Fátima Gimenez Lopes, Nossa Senhora de Lurdes, Olímpio João Pissinati Guerra, Ênio Pipino, Edeli Mantovani, Colégio Objetivo Albert Sabin e Colégio Regina Pacis.

registrado em: