Profª Branca tem projeto da Caminhada Sinop Limpa aprovado

por Roneir Correa de Menezes publicado 17/09/2019 14h26, última modificação 17/09/2019 14h26
Profª Branca tem projeto da Caminhada Sinop Limpa aprovado

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Com o objetivo de conscientizar a sociedade para conservação do meio ambiente e a limpeza dos locais públicos do município de Sinop, a vereadora Profª Branca (PL) colocou em votação o projeto que cria a Caminhada Sinop Limpa, na 30ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (16).

O Projeto de Lei (PL) 084/2019 prevê que o evento será realizado anualmente no mês de agosto, com a participação de diversas entidades representativas, como igrejas, unidades escolares, entre outras.

A parlamentar destaca na justificativa da proposta, que o lixo é um dos maiores problemas da humanidade, devido o homem ser altamente consumista. Considera ainda o descarte irregular de dejetos em locais públicos, como cultura do brasileiro.

“Isso porque os cidadãos têm uma visão primária que o governo é o responsável absoluto pela coleta de lixo e sua destinação, entretanto, todos, a nosso ver, devem se responsabilizar e ter consciência de que lixo precisa ter um desígnio correto”, defendeu.

A proposta foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Além desse, Branca ainda colocou para apreciação o PL 106/2019, que cria o Dia Municipal de Conscientização e Orientação do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O objetivo é conscientizar a população sobre a doença.

“O lúpus é uma doença autoimune, resultado de um desequilíbrio do sistema imunológico, que acomete principalmente as mulheres. A doença foi objeto de estudo de uma pesquisa realizada por nutricionistas do curso de especialização em nutrição funcional da VP-Unicsul em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul”, explicou ela na matéria.

A parlamentar ainda apresentou a indicação 625/2019, com anteprojeto apenso, apontando à Secretaria Municipal de Administração a necessidade de caracterizar, mediante lei, o assédio moral nas dependências da Administração Pública direta e indireta.

Por meio da indicação 626/2019, sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde a implantação de mais um ambulatório na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A intenção é que haja um ambulatório para casos de extrema urgência e outro para casos menos graves.

“A implantação de mais um ambulatório será de extrema importância para a população que necessita do atendimento de saúde de urgência, fazendo com que sejam atendidas com maior agilidade na UPA, pois a grande reclamação é o fato de muitas vezes estarem passando mal aguardando na fila e ter que ceder sua vez para pessoas que chegam com todo tipo de acidentes de ambulância”, justificou o pedido.