Professora Branca cria semana de prevenção às IST's em Sinop

por Marco Stamm — publicado 30/06/2020 09h45, última modificação 30/06/2020 09h46
Professora Branca cria semana de prevenção às IST's em Sinop

Foto: Gilson Carlos/Assessoria Câmara

Durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (29) no plenário Jorge Abreu, os vereadores aprovaram por unanimidade, em terceira e última votação, o Projeto de Lei 56/2020, de autoria da vereadora Professora Branca (PL), para instituir a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Terminado o processo no Legislativo, o projeto vai para análise do Poder Executivo, que ode sancioná-lo ou vetá-lo.

Segundo a proposta, caberá à secretaria Municipal de Saúde promover ações virtuais e presenciais visando a manutenção da saúde sexual. Entre as atividades está a testagem para doenças como HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da vacinação contra HPV e Hepatite conforme calendário do Programa Nacional de Imunização. Também serão divulgadas informações sobre sexo seguro e saúde integral e métodos de prevenção combinados contra HIV/AIDS.

As IST's aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/Aids. Isso porque as infecções sexualmente transmissíveis geralmente causam lesões nos órgãos genitais, o aumenta a vulnerabilidade para adquirir o HIV”, alertou a vereadora.

Pela redação do projeto, as ações deverão ser realizadas na semana que antecede o carnaval e p possíveis despesas para a execução das atividades correrão por conta do orçamento próprio da Secretaria.