Professores buscam apoio de vereadores para reduzir carga horária

por Assessoria Câmara de Sinop — publicado 04/10/2017 17h16, última modificação 04/10/2017 17h16

Os vereadores de Sinop (MT) receberam, na tarde desta quarta-feira (04), professores municipais que estão paralisados em busca de melhorias para a categoria. O encontro foi na sala de reuniões do Legislativo e os educadores pediram apoio para seus pleitos, sendo o principal a redução da carga horária, que está prevista no Plano Municipal de Educação.

“Sabemos que a Câmara não tem autonomia para legislar sobre o assunto, mas pode fomentar a discussão e cobrar o Poder Executivo, que tem a prerrogativa para tal. E viemos aqui para pedir apoio dos vereadores para a nossa causa”, explicou o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Valdeir Pereira.

O presidente da Casa, Ademir Bortoli (PMDB), disse que o parlamento está de portas abertas para receber as demandas dos professores. Após ouvi-los, passou a palavra para os vereadores Joacir Testa (PDT), Adenilson Rocha (PSDB), Remídio Kuntz (PR), Professora Branca (PR) e Professor Hedvaldo Costa (PR).

Ficou decidido que a Professora Branca, líder da prefeita Rosana Martinelli (PR) no Legislativo, irá intermediar a realização de uma reunião entre os vereadores, a chefe de Executivo e com as secretárias municipais de Educação, Finanças e de Administração.

“Essa redução tem que ser planejada logo, pois se deixar para o último ano previsto no Plano Municipal de Educação, ela não vai ser implantada. Buscamos essa redução para este ano, mas sem impacto financeiro para o Município. A diferença pode ser negociada, até de forma parcelada, para o ano que vem”, argumentou Pereira.