Projeto aprovado pela Câmara, prevê mês destinado a prevenção do câncer de próstata

por assecom — publicado 14/10/2015 16h35, última modificação 19/10/2015 00h51

Sinop terá oficialmente mais um mês dedicado a concientização da saúde. Trata-se do projeto de Lei 086/2015, de autoria do vereador Brandão (SD), aprovado em primeira e única votação na sessão desta semana.

O “Novembro Azul”, será dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. O símbolo será um laço azul.

Conforme justifica o autor, várias atividades deverão ser promovidas para estimular a sensibilização da população masculina, com medidas preventivas na área de oncologia e também na saúde em geral, disponibilizando conhecimentos essenciais ao auto cuidado.

As ações deverão envolver a sociedade, órgãos públicos e organizações.

Em vários países, o 'November' é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

A Lei aprovada na Câmara, agora vai para sanção, ou não, do prefeito Juarez Costa (PMDB).