Projeto de Branca institui Dia de Conscientização sobre a Epilepsia

por Gilson Santos publicado 10/06/2020 14h25, última modificação 10/06/2020 14h21
Projeto de Branca institui Dia de Conscientização sobre a Epilepsia

Foto: Roneir Corrêa

Assessoria Câmara Municipal

A vereadora Professora Branca teve aprovada em primeira votação na sessão da última segunda-feira, o Projeto de Lei 051/2020 que institui no município de Sinop o Dia de Conscientização sobre a Epilepsia e suas Consequências.

Segundo a vereadora a proposta tem por objetivo diminuir a discriminação que sofrem os portadores desta moléstia, além de proporcionar o aprimoramento do atendimento desses pacientes pelos órgãos de saúde.

Branca lembrou que no dia 6 de março é comemorado o “Dia Internacional da Epilepsia”, data conhecida como “Purple Day” ou “Dia Roxo” em português, que tem por objetivo informar e conscientizar as pessoas sobre a epilepsia e suas consequências.

As consequências da epilepsia atingem o ser humano como um todo, especialmente nas áreas psicológicas e sociais, além de gerar pelas próprias crises, riscos de morte, traumatismos e queimaduras. Está relacionada a depressão, ansiedade e até mesmo a casos de suicídio”, defendeu a parlamentar.

A doença neurológica que atinge cerca de 1% da população mundial, causa limitação de vida ao portador uma vez que dificulta a colocação no mercado de trabalho, impossibilita a concessão de CNH entre outros.

Uma vez que o projeto seja aprovado na Câmara e sancionado pelo Executivo, no dia 26 de março serão realizadas diversas atividades de capacitação, discussão de políticas públicas e alerta sobre os cuidados com os portadores da doença.

Antes de ser sancionado o projeto precisa ser aprovado em duas novas votações.

A vereadora Branca também teve aprovada a Indicação 216/2020 na qual pede aos secretários Hermann Friedrichs (Trânsito) e Edilson Rocha Ribeiro (Obras), a construção de estacionamento no canteiro central, e uma travessia elevada na Avenida dos Jatobás, n° 980, em frente a Capela Nossa Senhora Aparecida.