Projeto de Dilmair cria Feira das Profissões para incentivo ao estudo e qualificação dos estudantes sinopenses

por Clayton Cruz/Assessoria Câmara Municipal — publicado 05/04/2023 15h09, última modificação 05/04/2023 15h09

A proposta aprovada em primeira votação pela câmara de vereadores tem por finalidade criar um mecanismo de apoio aos alunos das escolas públicas e privadas de Sinop, no sentido de prepará-los para o mercado de trabalho futuro.

O projeto Feira das Profissões servirá para incentivar e motivar os alunos a continuarem os estudos após a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, auxiliando na escolha profissional e orientando os estudantes quanto aos aspectos técnicos e prático das profissões.

A feira deve acontecer na primeira semana do mês de junho de cada ano para alunos que frequentem o 8° e 9° ano do Ensino Fundamental.

O Poder Público poderá firmar parceria com as instituições de ensino, públicas ou privadas, associação de pais e alunos ou entidades da sociedade civil organizada.

A escolha dos profissionais que levarão as informações sobre as profissões com maior procura junto às universidades, será feita por uma comissão.

“Em nossa cidade existem jovens que sabem desde pequenos qual profissão desejam seguir, enquanto outros demoram mais tempo para descobrir quais são os seus talentos. Com isso, muitos estudantes finalizam o Ensino Fundamental e Médio sendo empurrados para o mercado de trabalho sem saber ao certo qual área profissional mais se identificam, bem como, sem qualificação para conseguir o primeiro emprego”, destacou o vereador na justificativa do projeto.

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em 2020, a taxa de desocupação entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade é de 29,8%. Uma das razões para este quadro é a falta de experiência e formação do adolescente, que não tem noção de qual área buscar emprego e, muitas vezes, acaba aceitando posições que não se enquadram nos seus talentos, o que o leva a repetidas demissões ou desligamentos.

O projeto deve passar por mais duas votações antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.