Projeto de Graciele que visa o fornecimento de água potável em eventos de grande porte é aprovado

por Igor Marangon publicado 22/03/2024 16h21, última modificação 22/03/2024 16h21

A Câmara Municipal de Sinop aprovou o Projeto de Lei que torna obrigatório o fornecimento de água potável em shows e eventos de grande porte no município. A proposta é de autoria da vereadora Professora Graciele (PT).

A Lei prevê que eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, com plateia esperada superior a 5.000 (cinco mil) pessoas, realizados em todo o território municipal, ficam obrigados a disponibilizar água, que se enquadre nos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano, gratuitamente para o público participante.

Este projeto de lei surge com o propósito de resguardar a segurança e o bem-estar dos nossos munícipes ao participar de eventos de grande porte, visando evitar incidentes lamentáveis, como a morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, vítima de exaustão provocada pelo forte calor durante um show da cantora norte-americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado. Destaca-se a importância desta legislação para a cidade de Sinop, pois sabemos das condições climáticas extremamente quentes em algumas épocas do ano. O acesso facilitado à água em eventos assume um papel ainda mais crucial nesse contexto, contribuindo não apenas para a segurança e o conforto dos participantes, mas também para a preservação da saúde em um ambiente propenso a altas temperaturas”, justificou a parlamentar.

O Projeto foi aprovado durante a 6ª sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (19), e segue agora para sanção do executivo municipal.

É de autoria de Graciele também o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sinop a Semana de Conscientização do Voto Juvenil.

A campanha proposta, a ser celebrada anualmente na última semana de março, tem como objetivo promover a participação política e cívica dos jovens a partir dos 16 anos no processo eleitoral, estimulando a reflexão sobre a importância do exercício do voto como instrumento de construção democrática.

Por meio de indicação, a vereadora solicitou a pavimentação asfáltica das Ruas 1, 2, 3, 4 e 5 do bairro Bom Jardim, e a instalação de postes de iluminação na BR-163, entre o bairro Jardim Safira e o viaduto do bairro São Cristóvão.