Projeto de Luís Paulo para orientar idosos sobre golpes na internet, é aprovado

por Maria Helena Benedet — publicado 30/08/2022 17h02, última modificação 30/08/2022 17h02

Foi de autoria do vereador Luiz Paulo da Gleba (Pros), o projeto que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes. A proposta foi votada em segunda e última votação, durante a sessão dessa segunda-feira (29), na Câmara de Sinop. 

Conforme o projeto, as ações de orientações sobre riscos e como prevenir os golpes, seja comércio eletrônico ou pela internet, devem ocorrer nas duas primeiras semanas de outubro. A campanha vai atender, principalmente, idosos com mais de 60 anos, que são as maiores vítimas desse tipo de crime. Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante a pandemia, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes contra idosos. 

“A modernidade traz muitos benefícios, mas também riscos, especialmente para quem tem dificuldade em lidar com s novas tecnologias”, pontuou referindo-se a dificuldade que idosos tem em relação ao acesso seguro na internet. “Os idosos, obrigados a um confinamento rigoroso (durante a pandemia), passaram a fazer uso das plataformas digitais e foram responsáveis por uma parcela significativa desse incremento no e-Commerce (comércio eletrônico) e nas operações bancárias eletrônicas”, informou. Para que o projeto torne lei, ainda deverá ser sancionada pelo Executivo. 

Luiz Paulo também apresentou duas indicações. Uma trata sobre a instalação de redutor de velocidade no entrocamento da Avenida Jequetibás e Rua das Avencas. Outro pedido foi para que o município inclua no Programa MT Iluminado o núcleo Campos Novos, localizado na Gleba Mercedes. 

As sugestões também passaram pelo crivo da bancada e foram aprovadas. Cabe agora a Prefeitura executar os serviços.

registrado em: