Projeto de Maria José contra automutilação segue para sanção

por Gilson Santos publicado 17/06/2020 17h10, última modificação 18/06/2020 18h12
Projeto de Maria José contra automutilação segue para sanção

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara municipal

O Projeto de Lei 047/2020 de autoria da vereadora Maria José, que dispõe sobre a inclusão da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação, no Calendário de Eventos de Sinop, foi aprovado em terceira e última votação durante a 17ª sessão ordinária, na última segunda-feira (15).

O texto aprovado por unanimidade diz que na segunda semana do mês de setembro o município irá realizar uma série de atividades de auxiliar e envolver a sociedade na prevenção de qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio, tais como cortar a própria pele, queimar-se, bater em si mesmo, morder-se e arranhar-se.

A automutilação é, geralmente, uma maneira expressar ou lidar com uma angústia esmagadora ou aliviar uma tensão insuportável; às vezes, pode ser uma mistura de ambos. A autoagressão também pode ser um grito de socorro.

Durante a semana de prevenção, conscientização e combate a automutilação, o município desenvolverá através de suas secretarias, ações capazes de mostrar as características e as diversas formas de prevenir o ato.

Com a terceira aprovação, a matéria segue para a sanção da prefeita Rosana Martinelli.