Projeto de Ticola impõe normas de proteção à profissionais e pacientes que fazem raio X

por assecom — publicado 17/06/2015 12h05, última modificação 17/06/2015 17h56

As clinicas, laboratórios, gabinetes Odontológicos e hospitais públicos e particulares que prestam serviço de radiologia terão que observar algumas regras, a partir do projeto de Lei de autoria do vereador Edilson Rocha Ribeiro, o Ticola (PMDB).

Segundo o que rege a nova Lei, as unidades devem instalar equipamentos de proteção como avental de proteção radiológico, protetor de pescoço, óculos com lentes plumbíferas, com armação em acrílico e proteção frontal e lateral.

Segundo justifica o parlamentar, na mensagem do projeto, “médicos e pacientes começaram a desenvolver doenças causadas por radiação e a comunidade médica percebeu este problema. Em casos de raio X na áreas de odontologia, mamografia e tomografia, estudos revelam surgimento de casos de câncer de tireoide. A nossa preocupação é prevenir, onde as pessoas usuárias desses serviços sejam acometidas por estas doenças”.

Os relatores das comissões de Justiça e Redação, de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social.

O projeto de Lei 027/2015, foi votado em primeira e única votação, com dispensa do interstício regimental. Foi aprovado por unanimidade e agora vai para sanção do prefeito municipal.