Projeto de Lennon propõe cultivo de Citronela contra o Aedes Aegypt

por Gilson Santos publicado 10/09/2019 15h15, última modificação 10/09/2019 16h39
Projeto de Lennon propõe cultivo de Citronela contra o Aedes Aegypt

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A ideia do vereador Tony Lennon (MDB) é que a prefeitura de Sinop através da secretaria de Saúde, institua uma campanha de incentivo ao cultivo da Citronela como forma de ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypt, responsável entre outras, pela transmissão da dengue.

O texto do Projeto de Lei 117/2019, deixa claro que caberá também à secretaria de Saúde fazer a distribuição gratuita de mudas de Citronela durante as visitas feitas pelos agentes de endemias nas residências e nos mutirões de combate à dengue.

A prefeitura deverá fazer o plantio da mesma espécie nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.

“A citronela é reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente ecológico de moscas, mosquitos e pernilongos, transmissores de febre amarela, malária, dengue e leishmaniose, algumas publicações indicam que ela é capaz de repelir até 92% da população de insetos nocivos”, destacou o parlamentar.

Antes de ser votada em plenário, a matéria será analisada nas comissões de Justiça e Redação e de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social.