Branca institui semana de conscientização contra IST's

por Gilson Santos publicado 17/06/2020 16h55, última modificação 18/06/2020 18h11
 Branca institui semana de conscientização contra IST's

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Apesar do acesso facilitado às informações ainda é grande o número de pessoas que, por falta de prevenção, se contaminam todos os anos com doenças sexualmente transmissíveis.

Diante do quadro preocupante de saúde pública, a vereadora Professora Branca apresentou o Projeto de Lei 056/2020 que institui a Semana de Conscientização e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS).

Segundo a proposta caberá à secretaria Municipal de Saúde, promover ações virtuais e presenciais visando a manutenção da saúde sexual.

Entre as atividades está a testagem para doenças como HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da vacinação contra HPV e Hepatite conforme calendário do Programa Nacional de Imunização. Também serão divulgadas informações sobre sexo seguro e saúde integral e métodos de prevenção combinados contra HIV/AIDS.

As ISTS aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/Aids. Isso porque as infecções sexualmente transmissíveis geralmente causam lesões nos órgãos genitais, o aumenta a vulnerabilidade para adquirir o HIV”, alertou a vereadora.

Possíveis despesas para a execução das atividades correrão por conta do orçamento da própria da secretária.

A vereadora branca também aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 051/2020 que institui o Dia de conscientização sobre epilepsia e suas consequências.