Requerimento de Mário Sugizaki pede informações sobre agentes de saúde

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 07/03/2023 17h15, última modificação 07/03/2023 17h15

Quantos Agentes Comunitários de Saúde (AGSs) estão em atividade no município de Sinop? Quantos estão afastados por férias ou ordem médica? Quantos são necessários para atender ao município em sua totalidade?

Essas dúvidas nortearam requerimento feito pelo vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) na 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Sinop, realizada nesta segunda-feira (6). As informações são relevantes para entender se as unidades de saúde têm o quantitativo necessário para atender a população.

Visitamos algumas UBSs em diferentes regiões, e constatamos que muitas delas têm um número de agentes de saúde aquém do necessário. Muitas vezes, os responsáveis não sabem ao certo nem quantos bairros e a parcela da população atendida. Dessa forma, fazer um planejamento de visitas e acompanhamento fica complicado”, explicou o vereador.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito Roberto Dorner e à secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Resíduos Sólidos

Em outro requerimento, assinado junto ao vereador Élbio Volkweis (Patriota), Sugizaki pede informações sobre os relatórios dos romaneios das pesagens dos meses de dezembro/2022 e janeiro/2023, em que constem dados avençados para liberação de notas fiscais referentes aos contratos nº 124/2022 com a SANORTE Saneamento Ambiental LTDA, e do contrato nº 160/2022 MB Engenharia e Meio-Ambiente LTDA.

Pedimos que o Executivo apresente também cópia das notas fiscais contendo os itens, número de empenho, número do processo de compras para o pagamento da coleta convencional de resíduos sólidos urbanos, domiciliares e comerciais, além de cópias dos processos de compras, por meio do qual foram realizados os pagamentos dos referidos contratos”, comentou o parlamentar.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito e aos secretários de Obras e Serviços Urbanos, Remídio Kuntz, e de Planejamento, Finanças e Orçamentos, Adriana Casturino.

Indicações

Na sessão desta segunda-feira, Mário Sugizaki também apresentou duas indicações. Em uma, cobra a instalação de duas vagas para idosos e cadeirantes na Rua das Thumbergias, subesquina com Avenida das Sibipirunas, e duas vagas para idosos e cadeirantes na Avenida das Palmeiras, em frente à Igreja São Camilo.

Queremos garantir o acesso de idosos e cadeirantes ao Lar dos Idosos Madre Vanini, no qual a maioria dos usuários são de moradores e usuários – em sua maioria idosos – e alguns casos ainda de cadeirantes. Assim, eles poderão acesso ter acesso de forma facilitada e segura nas proximidades do portão de entrada”, apontou. “No caso da Palmeiras, a solicitação é para suprir a demanda. Em dias de Missa, idosos e cadeirantes ficam sujeitos a estacionarem muito longe da entrada”, completou. A indicação foi encaminhada ao secretário de Trânsito, Rodrigo Varela.

O vereador também pediu a limpeza e conservação, bem como instalação de parque infantil, academia da melhor idade, iluminação e calçada na área institucional, localizada na Rua Santos Dumont, com Rua das Consolações, no Jardim Paulista. A indicação foi encaminhada ao secretário de Obras, Remídio Kuntz, de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, e de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato.