Requerimento de Mário Sugizaki pede informações sobre gestão do IGPP

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 15/02/2023 17h32, última modificação 15/02/2023 17h32

O vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), requerimento pedindo informações sobre o IGPP (Instituto de Gestão de Políticas Públicas), responsável pela gestão e administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Policlínica Menino Jesus e unidades de saúde de Sinop.

No documento, o vereador quer que a Administração encaminhe cópias do estatuto do instituto, da Ata de Eleição da última diretoria, do Alvará de funcionamento, além do relatório de atendimentos de dezembro/2022 das UBS, do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), do Serviço de Urgência e Emergência, da UPA Menino de Jesus e da UPA 24 Horas, com a aprovação da Comissão Permanente de Controle e Avaliação no âmbito interno da Secretaria de Saúde.

Estamos atentos se o IGPP está cumprindo com o que está no contrato. Hoje, não temos o estatuto, não sabemos quem são os integrantes da diretoria”, explicou o vereador. O requerimento foi encaminhado à secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

INDICAÇÕES

As duas indicações de Mário Sugizaki são para as pastas de Saúde e Obras. No Centro de Atendimento Integrado (CIA) André Maggi, o vereador cobra a aquisição de longarinas e cadeiras, visando acomodar os pacientes com maior conforto enquanto aguardam o processo de atendimento.

Na Rodovia dos Pioneiros, Sugizaki pede ação de limpeza das margentes e de reparos na malha asfáltica, além da troca de lâmpadas queimadas – incluindo o prolongamento da Avenida Bruno Martini e na Via Nino Giannotte (que dá acesso ao Aeroporto Municipal), garantindo assim a segurança para visitantes, trabalhadores e usuários do local. A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Dorner e ao secretário de Obras e Serviços Urbanos, Remidio Kuntz.

PROJETOS DE LEI

Ainda nesta sessão, Sugizaki apresentou dois projetos de lei, que foram encaminhados às comissões internas competentes. O primeiro PL dá nome de Rua Acyr Pinesso à atual Rua Projeta 4, no Jardim Curitiba II. O homenageado veio para Sinop em 2001 e morou aqui por 17 anos.

Acyr não mediu esforços para ajudar aqueles a quem podia, até que em 2018, acometido por uma broncopneumonia, veio a óbito, deixando um legado de amizade e companheirismo”, reforça o parlamentar.

Outro PL institui no município a Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos. Segundo o projeto, a esterilização de animais visa findar com os animais errantes e a alternativa é a castração dos animais em situação de rua. “As crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nas ruas e se tornam um problema de ordem pública. A castração, além de evitar o abandono e sofrimento dos animais, é vital para a própria saúde urbana”. A propositura se respalda na Lei Federal nº 13.426/2017 e na Lei Estadual nº 10.740/2018.