Reunião com governador define datas de inauguração e audiência pública referente ao aeroporto de Sinop

por Suzana Machado/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 02/02/2018 13h54, última modificação 02/02/2018 13h54

A reunião entre vereadores da Câmara Municipal de Sinop e o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), realizada na tarde de quarta-feira (31), na capital Cuiabá, resultou na definição de datas para inauguração do programa Ganha Tempo e da Delegacia da Mulher, além de uma audiência pública para apresentação do projeto relacionado ao Aeroporto Municipal Presidente João Batista de Figueiredo, orçado em R$ 8 milhões. “A pedido do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) e do governo do Estado, será realizada em Sinop uma audiência pública, que ficou pré-agendada para o dia 23 de fevereiro, na qual será apresentado às entidades, lideranças e sociedade em geral, o projeto referente ao aeroporto, sobre o qual temos poucas informações. Precisamos saber quais investimentos e obras estão previstos neste documento”, informou o presidente da Câmara, Ademir Bortoli (PMDB).

O secretário do Legislativo, vereador Billy Dal Bosco (PR), acrescenta que o governo pretende protocolar o projeto na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ainda este mês, paralelo a audiência pública, com o objetivo de dar celeridade à liberação dos recursos. Presente também na reunião, a secretária municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, pontuou a questão dos palanques para cercar o aeroporto, de acordo com exigência da ANAC. “O governador afirmou que num prazo de 15 dias essa questão deve ser resolvida e os 1.520 palanques adquiridos. A aquisição da tela já foi feita e com a chegada dos palanques será possível fazer o cercamento do aeroporto, conforme exige a Agência”, complementou o parlamentar.

Também durante a audiência, o governo pretende esclarecer duvidas sobre a concessão dos cinco aeroportos do Estado, prevista para ser realizada até meados de 2019.

Datas

Ainda durante a reunião ficou estabelecido que o legislativo, em conjunto com a prefeitura de Sinop, deve definir um local para a implantação da Delegacia da Mulher. O prazo para inauguração ficou para até 08 de março. O programa Ganha Tempo deve ser implantado no município no dia 09 do mesmo mês.

Sobre a implantação de uma Policlínica na região do bairro São Cristóvão, ficou acordado que o governo deve contribuir com recursos na ordem de cerca de R$ 2 milhões. O projeto já foi protocolado junto ao governo e é um pedido antigo dos vereadores, do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e do deputado federal Nilson Leitão (PSDB). A obra deve ter custo total em torno de R$ 4 milhões. “Solicitamos também recursos para tubulação e pavimentação asfáltica da Estrada Jacinta, sobre o qual o governador pediu para que apresentemos um projeto para possível viabilização dessa verba”, afirmou Bortoli.

Sobre o Hospital Regional de Sinop os vereadores receberam a informação de que o Estado pretende iniciar nos próximos dias uma reestruturação na unidade, inclusive na parte física do prédio. “Outra solicitação foi a Caravana da Transformação com foco nas cirurgias de Catarata, porém o governador disse que este ano será realizada uma edição em Cuiabá e posteriormente devem ser escolhidas duas regiões para receber os serviços. Reinteramos que Sinop precisa ser uma delas”, finalizou o presidente da Câmara.

Participaram da reunião os vereadores Ademir Bortoli (PMDB), Billy Dal Bosco (PR), Professora Branca (PR), Maria José (PMDB), Dilmair Callegaro (PSDB), Joacir Testa (PDT), Joaninha (PMDB), Luciano Chitolina (PSDB), além do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e da secretária municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.