Sancionadas leis de incentivo à prática desportiva

por Roneir Correa de Menezes publicado 28/04/2020 14h10, última modificação 28/04/2020 14h11
Sancionadas leis de incentivo à prática desportiva

Assessoria Câmara Municipal

Duas leis da Câmara Municipal de Sinop voltadas ao incentivo à prática desportiva, entraram em vigor neste mês. O objetivo delas é fomentar a procura e aumentar a inserção de pessoas ao esporte no município.

A Lei 2.838/2020 tem objetivo de ajudar a inserir atletas com deficiência no mundo desportivo.  O município em parceria com organizações ligadas ao público, deverão promover atividades e competições que insiram os paratletas. A lei, inclusive, sugere desconto de até 6% no pagamento dos impostos, para empresas que contribuírem com o programa.

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB), autor da lei, destaca que o programa terá força de despertar o desejo e até realizar sonho de pessoas com limitações, em ser atletas.

“Instituir um programa específico que incentive o paradesporto no município de Sinop é engendrar a possibilidade de pessoas com deficiência de se integrarem, ainda mais, à sociedade por meio do esporte e, também, desenvolverem suas potencialidades, que muitas vezes se tornam omissas em virtude da falta de incentivo”, justificou.

Já a Lei 2.844/2020 abrange a prática do esporte num geral. Ela cria o Programa Amigo do Esporte, que basicamente tem por objetivo, incentivar criança e adolescentes a praticar a ter uma vida saudável através do esporte.

Além da prática, os alunos participantes do programa receberão palestras que expliquem a importância do esporte no cotidiano das crianças e adolescentes.

Remídio Kuntz (PRB), vereador e presidente do legislativo sinopense, autor da lei, destaca que despertar na criança a vontade de praticar esportes em um mundo tomado pela tecnologia, não é uma tarefa fácil, por isso a necessidade de criar mecanismos que os insiram de forma prazerosa.

“Uma vez que vimos que a era em que vivemos no mundo tecnológico, acaba desviando o foco das crianças e dos adolescentes para as atividades esportivas, voltadas apenas às atividades tecnológicas, onde não acontece a interação entre pessoas e não é realizado o exercício do corpo”, finalizou.