Sinop vai sediar encontro sobre tecnologia para o poder Legislativo

por assecom — publicado 08/09/2015 08h10, última modificação 11/09/2015 00h20

A informatização está presente no dia a dia nas Casas Legislativas. A exigência da transparência segue a mesma linha pelo tribunal de Contas e possibilita ao cidadão, ter todas as informações dentro do portal da Câmara da sua cidade.

Buscando aprimorar todos os serviços, o Interlegis juntamente com a Câmara Municipal de Sinop, estará realizando um encontro para as Câmaras Municipais de todo o médio norte neste mês em Sinop.

O Encontro Interlegis, como é definido, será de 21 a 25 de setembro. O evento começa dia 21, às 9 horas da manhã no Plenário da Câmara. À tarde iniciam as oficinas, seguindo até o dia 25.

Conforme André Mendonça de Moraes, Chefe de Divisão de Operação e Manutenção de Programas, a Câmara Municipal de Sinop já vem utilizando os produtos do Interlegis(Hospedagem Interlegis, Provimento de DNS, Domínio Leg.br, Portal Modelo para Casas Legislativas e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL) a mais de dois anos sem custo para a Câmara, seguindo o modelo nacional de Gestão Consciente.

“Estamos utilizando os produtos do Interlegis a mais de dois anos, e neste tempo vimos a evolução dos produtos do Interlegis, o Portal Modelo esta mais atrativo, mais fácil de configurar de acordo com a necessidade da Casa, e este encontro, vem justamente levar a informação dos benefícios que ele trás, para as demais Casas Legislativas e Autarquias no Estado implantarem. Sinop pode ajudar o Interlegis nessa tarefa, já que temos alguma experiencia com seus produtos.”, explicou.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA:

9h – Abertura Oficial

9h10 – Palestra Plano de Concessão: A Solução para a Logistica e Escoamento da Safra de Grãos, com o senador Mato-grossense, Welligton Fagundes.

9h40 – Investimentos na Infraestrutura de Transporte e Escoamento da Safra Agrícola, com Liliane Galvão Colares, consultora Legislativa do Senado Federal.

10h20 – A importância do EAD para Modernização das Casas Legislativas, palestra com Claudio Cunha de Oliveira – Coordenação de Capacitação, Treinamento e Ensino/ILB – Interlegis do Senado Federal.

11h – A Transparência no Legislativo, A Solução Web Interlegis, com Francisco Etelvino Biondo, Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade/ ILB – Interlegis do Sanado Federal

À tarde começam as oficinas. O local será a Fasipe se estendendo até o dia 23 de setembro, nos dois períodos, manhã e tarde.

Entre os temas estão, - Gestão do conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar Ítem de Notícia no Portal; publicar vários Ítens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.

- Administração do Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para

os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de Editores; integrar o Portal

com o SAPL.

- Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar a logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazendo as alterações.

- Sistema de Gerenciamento de Conteúdos na Internet – oficina de SAPL

- Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - Conhecendo o em pleno funcionamento; SAPL, consultas a casas legislativas que já o utilizam; Inserindo dados: da Assembleia, da legislatura, das

sessões legislativas, dos partidos políticos, dos tipos de comissões, do período de composição das

comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora, do quorum para votações.

Inserindo dados: dos parlamentares, das comissões, das composições das Comissões

Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos

regimes de tramitação e origem.

Autorias; criação e recebimento de proposições; tramitação de Matérias Legislativas; ordem do dia;

Sessão Plenária, oradores, discursos, votação de matérias; trabalhando com normas jurídicas -

cadastros e consultas diversas utilizando ltros; relatórios, gerenciamento de usuários;

Dúvidas, sugestões e outros questionamentos.

Maiores indormações podem ser obtidas no portal: www.interlegis.leg.br

As inscrições poderão ser feitas no dia e no local, ou antecipadamente neste link: www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes