Sorteio realizado pela Câmara define vereadores padrinhos para o parlamento Mirim

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 10/03/2023 15h55, última modificação 10/03/2023 16h06

A Câmara Mirim de Sinop, projeto da Câmara Municipal, realizou na tarde da última quinta-feira (09), o Sorteio que definiu os vereadores padrinhos de cada vereador mirim. O encontro serviu também como uma oportunidade para que os parlamentares mirins pudessem compreender como funciona o legislativo e como devem proceder durante as sessões. A Posse e Diplomação dos titulares será realizada na próxima quarta-feira (15), às 15h.

A Câmara Mirim é composta por 15 vereadores titulares e 15 suplentes, representando escolas estaduais e particulares do município. Durante o mandato de dois anos, quatro Mesas Diretoras serão eleitas, cada uma com duração de um semestre legislativo mirim. A cada seis meses, os titulares e suplentes se alternam, garantindo a participação de todos os membros no Parlamento Mirim.

A Câmara Mirim foi implantada em janeiro de 2003, após sua criação em 2002. Seu propósito é incentivar a participação de jovens e adolescentes, entre 12 e 15 anos de idade e matriculados em escolas públicas e privadas do município de Sinop, a exercer sua cidadania, contribuindo para aprimorar o Poder Legislativo e conscientizando-os sobre seus direitos e deveres. Este projeto busca despertar o senso de responsabilidade desses jovens e incentivá-los a participar ativamente da vida política da comunidade.

As reuniões/sessões serão realizadas quinzenalmente, sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, a partir das 14h, conforme o Regimento Interno Legislativo Mirim.

No ano de 2023, o projeto completará duas décadas de existência. Ao longo desse período, cerca de 160 estudantes já participaram do programa, que resultou em várias melhorias para as instituições sociais da região. As reivindicações e sugestões apresentadas pelos estudantes foram transformadas em Indicações e até mesmo Projetos de Lei, beneficiando assim a comunidade de forma significativa.

Confira abaixo como ficou definido, após sorteio, a relação vereador mirim-padrinho:

TITULAR

SUPLENTE