Sugizaki requer informações sobre planos pedagógicos de escolas de tempo integral

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Câmara Municipal — publicado 10/05/2023 16h39, última modificação 10/05/2023 16h39

O vereador Mário Sugizaki (PODEMOS) apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (8), quatro requerimentos, duas indicações e um título de Cidadão Sinopense, que foram votadas e aprovadas.

Na educação, o parlamentar pede informações a respeito do Plano Político Pedagógico e do Plano Plurianual para as escolas de tempo integral. “Não sabemos ao certo se a construção do plano está em andamento ou se já foi concluído. Mas queremos saber a fundo como está feita a organização de professores e se todos os alunos estão tendo aula em tempo integral”, destacou Sugizaki.

Também na educação, o vereador solicitou um relatório das escolas municipais que apresentam problemas de abastecimento de água, sejam eles falta ou intermitência no abastecimento, no período de outubro de 2022 a março deste ano.

Para a saúde, o requerimento foi encaminhado à secretária Daniela Galhardo. Solicitando informações referentes ao custo atual de diversos exames, entre eles ácido lático, amilase, creatinina, LDH, plaquetas, potássio, entre outros.

Na mesma área da saúde, o pedido foi sobre informações sobre as reformas das unidades de saúde do município entre janeiro de 2021 a abril de 2023, sendo elas: UPA (Unidade de Pronto atendimento), Policlínica Meninos Jesus (Upinha), CIA Jacarandás, CIA André Maggi, UBS Sebastião de Matos, UBS Sabrina e CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Neste documento, devem constar a relação das empresas que prestaram serviços de reforma, nestas unidades e o relatório contendo as notas fiscais e recibos de pagamentos, referente a estas obras.

CIDADÃ SINOPENSE

Foi votado em segunda e última votação o Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadã Sinopense à Nivia Melhorança Bicalho. Professora, advogada especialista em Meio Ambiente, consultora, comunicadora e palestrante, ela desenvolve trabalho atuante em diversos setores do município, tendo implantado a biblioteca da SAD/ESP, quando dirigiu a Escola do Serviço Público (ESP) do Governo de MT.

Também chefiou o Jurídico da Secretaria de Saúde e de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Cuiabá, coordenou o Programa para o SUS "REFORSUS", da FGV, e desde 1997 ministra cursos de formação política e ciclo de palestras para mulheres.

Desde 2003 acompanha o desenvolvimento de Sinop e em 2018 mudou-se para cá, atuando como profissional autônoma e voluntária de entidades como a REFECCS. Recentemente, foi indicada pela BPW Brasil para a pasta de desenvolvimento sustentável dos ODS da ONU junto ao Governo Federal para o Pacto Global.

INDICAÇÕES

Entre as indicações, Mário Sugizaki cobra a realização de manutenção corretiva ou substituição das cadeiras de rodas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto da Glória e da Policlínica Menino Jesus. “Tais equipamentos são de suma importância para o deslocamento dos pacientes que delas necessitam”.

Para o trânsito, o edil pede a realização de uma ação educativa sobre a utilização das botoeiras dos semáforos de Sinop para os pedestres. “O objetivo é fomentar a educação no trânsito, que poderá ser realizada por palestras ministradas nas escolas, instituições de ensino e até mesmo em empresas que queiram levar seus colaboradores”, completou.

As indicações foram encaminhadas ao prefeito Roberto Dorner e aos secretários de Saúde, Daniela Galhardo, e de Trânsito e Transportes Urbanos, Rodrigo Varela, respectivamente.