Testa pede estudo sobre o potencial hídrico do subsolo de Sinop

por Roneir Correa de Menezes publicado 05/09/2019 13h10, última modificação 05/09/2019 13h36
Testa pede estudo sobre o potencial hídrico do subsolo de Sinop

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

Através da indicação 595/2019, o vereador Joacir Testa (PDT) sugeriu ao Executivo Municipal a necessidade de viabilizar um estudo sobre o potencial hídrico do subsolo, bem como das águas superficiais, do município de Sinop. O objetivo é descobrir se há contaminação e o volume disponível.

O pedido foi formalizado durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na última segunda-feira (02).

O parlamentar salientou na matéria que o estudo pode ser feito pelas universidades do município que oferecem cursos nas áreas de ciências ambientais e agrárias, e também, concessionária de água, através de uma parceria com o Poder Público.

“Nossa cidade é polo universitário, sendo ofertados vários cursos nas áreas de ciências ambientais e agrárias, tornando possível e viável estabelecerem parcerias”, declarou.

Segundo o parlamentar, o município não possui informações a respeito do subsolo. “Não há estudos detalhados acerca do potencial hídrico do município, tais dados são importantes, pois revelam se há contaminação de águas superficiais e subterrâneas, qual a capacidade de diluição dos corpos d’água, bem como qual o volume disponível de águas superficiais e no subsolo”, explicou.

A intenção é que o município se una com as universidades e concessionária para enriquecer o acervo de dados da cidade, relacionado com o crescimento do município.

Já na indicação 594/2019, Testa pediu que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos refaça a rotatória no cruzamento da avenida Joaquim Socreppa, com as avenidas Sibipirunas e Jacarandás. Além disso, que proceda com a limpeza da lateral em toda extensão do logradouro.

“A obra de fechamento do valetão já está concluída, assim como já foi reparado os danos da pavimentação, todavia não foi executada a limpeza dos logradouros supracitados, nem o reparo da instalação das rotatórias”, justificou.