Testa quer descentralizar sistema de coleta de exames e farmácias

por Roneir Correa de Menezes publicado 15/08/2019 16h00, última modificação 15/08/2019 16h24
Testa quer descentralizar sistema de coleta de exames e farmácias

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A proposta é do vereador Joacir Testa (PDT), em conjunto com o parlamentar Joaninha (MDB). Ela foi apresentada na 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, através da indicação 514/2019, endereçada à Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é descentralizar a coleta de exames e a distribuição de medicamentos pelas farmácias regionais do município. Segundo a justificativa da matéria, o objetivo é economizar com aluguéis de prédios e passar os trabalhos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“O estoque central, com consulta on-line, permite ao munícipe verificar a disponibilidade do medicamento na rede municipal, tanto do estoque central, como o estoque das UBS’s, evitando que o mesmo se desloque sem necessidade. O sistema informatizado permite os postos solicitar medicamentos que estejam em falta na unidade”, explicou.

Além de levar os serviços para as unidades de saúde, a ideia é permitir que o paciente consulte os resultados dos exames em uma plataforma online.

“A informatização do sistema, permitiria ao munícipe consultar resultados de exame online, de modo que o sistema de informações integradas, permitam as UBS’s dados informatizados dos pacientes, passando o resultado de exames ficar disponível diretamente nos sistemas de prontuário médico digital”.

Outra sugestão de Testa é a aquisição de um caminhão munck para auxiliar a equipe de paisagismo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. A ideia foi trazida a plenário, através da indicação 513/20189.

Na matéria Testa ressaltou que a compra do caminhão munck é para auxiliar a equipe durante os serviços de podas de árvores, haja vista que os serviços ficam comprometidos, por depender de outra frente de trabalho. “Atualmente o caminhão utilizado depende de compatibilizar com os horários vagos da equipe de iluminação pública”, explicou.

Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade.