Ticha cria lei da meia entrada para doadores de sangue

por assecom — publicado 18/06/2013 18h26, última modificação 17/12/2014 20h02
Lei tem como principal objetivo aumentar a doação de sangue em Sinop. O incetivo garantirá o pagamento de meia entrada em eventos como cinema, teatro, shows, entre outros.

A Câmara de Sinop aprovou um Projeto de Lei, proposto pelo vereador Nevaldir Graf, o Ticha (PMDB), instituindo a meia entrada para doadores de sangue. A propositura passou em primeira votação na sessão da última segunda-feira (17) e deve voltar à pauta para mais duas votações, antes de ser sancionada, ou vetada, pelo Poder Executivo.

A lei é semelhante à que da direito aos estudantes. De acordo com a proposta, o doador de sangue regular, que fizer no mínimo três doações comprovadas por ano, terá direito a desconto de 50% nos ingressos para competições esportivas e culturais, como cinema, shows e teatros.

Mesmo antes da aprovação final do Projeto de Lei, o doador regular já pode ter o direito em Sinop. A garantia é da lei estadual 8554, de 2006, que garante a meia entrada aos doadores de sangue em Mato Grosso.

Além de reforçar e ajudar a divulgar o direito do doador, a lei municipal aproxima o cidadão da resolução de possíveis problemas, uma vez que o município também se torna responsável pelo cumprimento da lei.

“Muitas vezes ouvimos notícias de carência de sangue nos hemocentros ou sabemos de casos de familiares e amigos de pacientes que buscam doadores para atender casos de urgência. Este Projeto de Lei tem como objetivo instituir incentivos para doação voluntária de sangue, de forma a aumentar o número de doadores regulares no município de Sinop”, justificou.

MAIS – O vereador também teve indicação aprovada pedindo a construção de uma pista de caminhada na praça P7, localizada no Jardim Primaveras.