Vereador Brandão quer regulamentar a exploração de gás de xisto por hidráulica

por assecom — publicado 27/08/2015 16h40, última modificação 28/08/2015 12h22

O parlamentar defende que a prefeitura de Sinop, através da secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Mineração, e secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desenvolvam um projeto regulamentando a exploração do gás de xisto.

De acordo com Brandão (SD), o método da fratura hidráulica "Fracking", acaba contaminando o lençol freático e causando outros acidentes ambientais, pois são utilizados misturas com água, areia e um composto de produtos químicos para atingir a camada de xisto que está situada a mais de 4 km da superfície.

As empresas não informam o tipo de produto químico utilizado, por isso defende uma regulamentação deste serviço.

"O projeto visa proteger nossas reservas naturais de água potável, lavouras, fauna e flora. Acredito que os secretários da prefeitura terão a sensibilidade e responsabilidade de evitar que nosso município sofra com isso", salientou Brandão.

Na última sessão da Câmara, o vereador do Solidariedade também encaminhou pedido, em forma de indicação, para que a secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, crie o “Disque Silêncio” em Sinop.

A proposta é que um número de telefone seja disponibilizado à comunidade, para que faça denuncias quando a paz e o sossego público estiverem sendo perturbados.

As indicações foram aprovadas pelos vereadores e cabe a prefeitura atender, ou não, as sugestões.