Vereador Dilmair homenageia primeiro chefe do IBGE em Sinop

por Clayton Cruz/Assessor Parlamentar — publicado 01/11/2023 18h44, última modificação 01/11/2023 18h44

O Título de Cidadão Sinopense Honorário ao senhor Jaime Teixeira da Silva foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 27.

O homenageado chegou em Sinop no ano de 1979 a convite do colonizador Ênio Pipino, para abrir e chefiar o escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em Sinop. Ele também foi o primeiro perito de trânsito da Ciretran e o segundo chefe do órgão em Sinop.

Ao lado da família o pioneiro ajudou na fundação de Sinop e das igrejas católicas Santo Antônio, São Camilo, Igreja São José, Todos os Santos e Catedral.

Pertenceu a diretoria do Sinop Futebol Clube, é sócio-fundador do CTG - Centro de Tradições Gaúchas e fundou o Despachante Celeste, patrocinando campeonatos de futebol amador. O primeiro jogador a vestir a camiseta do Despachante foi o goleiro Rogério Ceni.

Pai de quatro filhos, avô de seis netos e bisavô de três bisnetos, Jaime Teixeira está aposentado como servidor público, mas segue atuante na comunidade religiosa.

O título é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados a nossa comunidade ao longo de décadas, muitos dos quais de forma voluntária”, disse o vereador.

A honraria deve ser entregue em sessão solene em data a ser definida pela mesa diretora.

O vereador Dilmair ainda teve aprovado em segunda votação, o projeto de lei que cria o programa “Adote um Ponto de ônibus”.

Duas indicações também foram aprovadas. A primeira delas pede que nas transmissões em vídeo, de eventos públicos, seja disponibilizada legenda para facilitar a compreensão de pessoas surdas. A segunda pede a limpeza das bocas de lobo no Jardim das Nações.