Vereador Elbio Volkweis reforça cobrança por UBS Pediátrica

por Maria Helena/Assessoria Gabinete — publicado 20/03/2025 09h35, última modificação 20/03/2025 09h35
Vereador Elbio Volkweis reforça cobrança por UBS Pediátrica

Foto - Letícia Rocha

A implantação de uma Unidade Básica de Saúde exclusiva para atendimento pediátrico voltou a ser pauta na Câmara Municipal. Durante a sessão de segunda-feira (17), o vereador Elbio Volkweis (Podemos) apresentou uma indicação à Prefeitura solicitando a criação da unidade. A demanda já havia sido sugerida pelo parlamentar no ano passado, mas, sem avanços, uma nova solicitação foi formalizada.

Conforme o vereador, além de oferecer um serviço com profissionais especializados em atendimento infantil, a unidade vai proporcionar mais eficácia nos atendimentos proporcionando mais segurança aos pais ou responsáveis. “O que a gente vê hoje nos postos (de saúde) é uma mistura de crianças, idosos, adultos, sendo atendidos, muitas vezes por um mesmo médico, porque não tem profissionais especializados para atender determinadas faixas etárias. E não é difícil ocorrerem erros médicos, pois não são da área (especialidade)”, observou. “Assim como o idoso, a criança também precisa ser atendida por um médico que saiba o que está fazendo. Entende o que a criança sente, pois está acostumado, estudou especialmente para aquilo e sabe como avaliar e interpretar os sinais, já que tem crianças que não falam e não sabem dizer o que sentem”, observou quanto à necessidade de atendimento específico. 

A matéria que reforça a cobrança foi aprovada e será encaminhada à Prefeitura e a Secretaria de Saúde para que seja analisada e implantada. Cabe ao município atender as sugestões feitas pelos parlamentares na Câmara. 

Além da indicação, Volkweis também apresentou o projeto alterando a lei 2730/2019, que trata sobre os critérios de contratação de servidores públicos comissionados. A proposta, que também foi assinada pelos vereadores Enio da Brígida (PSDB), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Hedvaldo Costa (Novo), Gilsimar Silva (MDB), Juventino Silva (MDB) e Rodrigo Gargantini (Novo), muda o inciso II, do artigo 2º da lei municipal, que passa a vigorar conforme a lei federal 64/1990, que trata sobre o assunto. O objetivo é garantir que pessoas que não respondem na justiça por crimes que lesem o patrimônio público, possam ocupar cargos nas esferas municipais, estaduais e federais. A proposta foi encaminhada às comissões para receber pareceres e só depois de analisada deve entrar na pauta para ser votada.