Vereador propõe criação do Boletim Escolar Eletrônico na rede municipal de ensino em Sinop

por Roneir Corrêa de Menezes/Assessor Parlamentar — publicado 19/04/2017 09h05, última modificação 19/04/2017 09h10

Começou a tramitar, na segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 024/2017 de autoria do vereador Leonardo Visera (PP). A propositura prevê a criação do Boletim Escolar Eletrônico (BEE) no Ensino Fundamental regular da rede pública municipal de ensino de Sinop.

O boletim online será administrado pela secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura em parceria com as secretarias das unidades escolares e substituirá o boletim impresso. Caso seja aprovado, ele funcionará em um link a ser hospedado no Portal da Prefeitura de Sinop. Os responsáveis pelos alunos terão uma senha e login pessoal, para acessar as informações.

Segundo o vereador, o projeto dá autonomia à secretaria de Educação para organizar e programar o boletim eletrônico. Nele deverá conter nome completo do aluno, série, data de nascimento e filiação. Junto, constará total de faltas mensalmente, notas por unidade em cada disciplina e local para recados aos pais. “O objetivo é aumentar a participação dos pais na vida escolar dos alunos. Sabemos que muitas vezes esses responsáveis não conseguem frequentar as reuniões marcadas pelas escolas. Com o boletim eletrônico eles receberão os recados pela internet e poderão se programar para comparecer à unidade escolar. Outro ponto é que diminuiremos gastos com a compra de folhas A4 e cartuchos”, comentou o parlamentar.

Visera ressalta ainda que os alunos também serão beneficiados. “Como as notas e faltas ficarão à disposição dos alunos, logo após o lançamento, eles terão tempo e tranquilidade para programar a recuperação da nota na matéria em que ficou abaixo da média”, explicou o vereador.

O projeto foi apresentado na 10ª Sessão Ordinária e encaminhado para as comissões de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social e deverá retornar para votação nas próximas sessões.