Vereador propõe política de incentivo à leitura

por Klaus Henrique Santos/Assessor Parlamentar — publicado 30/05/2017 10h31, última modificação 30/05/2017 10h31

O vereador Joaninha (PMDB) propôs ao executivo municipal a criação da política de incentivo à leitura, que visa fomentar o acesso ao livro e a literatura, bem como às pesquisas científicas desenvolvidas em Sinop (MT).

A ideia desenvolvida pelo parlamentar consiste em promover e incentivar o hábito de leitura nas escolas por meio de parcerias com entidades; estimular a produção de literatura sinopense; realizar ações itinerantes da biblioteca municipal, além de atualizar o acervo desta com livros impressos no Sistema Braile e assim assegurar às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura.

Joaninha propõe também a criação da Festa Literária de Sinop (FLS), que tem por objetivo promover o acesso ao livro e o intercâmbio de informações entre produtores culturais e estimular o turismo cultural. “A leitura é fundamental para o desenvolvimento humano e precisamos estimulá-la nas escolas e na sociedade. A ideia de termos anualmente a Festa Literária de Sinop estimulará a produção da literatura e dos trabalhos científicos produzidos aqui, que poderão ser apresentados ao público local e também de vários outros municípios que prestigiarão o evento”, declara o vereador.

A indicação de Joaninha foi encaminhada ao executivo municipal, que analisará a matéria.