Vereador solicita informações sobre a nova rodoviária

por Suzana Machado publicado 14/03/2017 09h36, última modificação 14/03/2017 09h36

Vereador solicita informações sobre a nova rodoviária

Atendendo um clamor da sociedade organizada o vereador Luciano Chitolina (PSDB) solicitou, por meio de Requerimento aprovado na Câmara de Vereadores de Sinop (MT), que a prefeita Rosana Martinelli apresente os documentos que tratam sobre a nova rodoviária de Sinop. O vereador quer ter acesso ao:

- Projeto Arquitetônico da Rodoviária

- Projeto das intervenções urbanas que serão feitas no entorno

- Processo licitatório da Rodoviária

- Documentação a respeito da área escolhida

- EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança)

- RIV (Relatório de Impacto de Vizinhança)

O requerimento é baseado no Estatuto da Cidade, lei nº 10.257/2001, instrumento mediador entre interesse privado e tem o objetivo de garantir a qualidade de vida da população urbana que gravita no entorno da nova rodoviária, assim como dos frequentadores da maior escola de 1° e 2° grau da cidade, vizinha do endereço, de um dos postos de combustíveis mais movimentados e de uma igreja com grande número de fiéis, também próximas do projeto.

Esta não é a primeira vez que as informações são solicitadas ao executivo municipal. Em 2016, as 25 entidades organizadas de Sinop solicitaram os mesmos documentos, via dois ofícios com datas distintas, ao então prefeito Juarez Costa. No começo deste ano novamente as entidades fizeram a mesma solicitação à prefeita Rosana, mas até o presente momento não receberam nenhuma resposta. “As entidades organizadas têm sido cobradas pela sociedade e como ex-presidente da CDL também fui cobrado. Como as informações ainda não vieram fizemos este requerimento pensando em atender ao clamor da sociedade que está preocupada. Não sou contra a rodoviária nova naquele local, só gostaria de saber se foram feitos os estudos necessários para garantir que lá é o melhor local hoje e no futuro próximo de 10, 20 anos. É uma obra grande e cara, que merece este cuidado”, explicou o vereador.

A prefeitura tem 15 dias, prorrogáveis por mais 15 dias, para responder ao requerimento.

Entenda o Caso

O prefeito Juarez Costa assinou o convênio para a construção da nova rodoviária de Sinop em outubro de 2016. O investimento na construção deve chegar a R$ 17 milhões, realizado pelo Grupo JVF LTDA SPE, empresa vencedora da licitação que irá administrar a unidade pelo prazo de 25 anos. O novo prédio terá à disposição uma área de 38.400 m² nas ruas das Colombinas, Gérberas, Ipomeias e Avenidas das Palmeiras e dos Jacarandás. Após a assinatura da ordem de serviço, os trabalhos de fundação do prédio deveriam ser imediatos, com prazo final de entrega no mês de outubro de 2017, mas até o momento ela não começou.