Vereadora sugere criação de Programa de Prevenção ao Suicídio e Promoção a Saúde Mental

por Gilson Santos publicado 17/05/2019 13h30, última modificação 16/05/2019 18h38

Foto: Gilson Carlos

Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Sinop realizou segunda-feira (13), a 14º Sessão Ordinária presidida pelo vereador Remídio Huntz (PR). Durante a sessão a Vereadora Maria José da Saúde (MDB), apresentou duas indicações.

Sendo que a Indicação 307/2019, solicita a possibilidade de instalar placa indicativa de 15 minutos e a pintura do redutor de velocidade em frente à Farmácia Sete Farma, na Avenida Dr. Wilson de Mello, n° 469.

Através da indicação 308/2019, a vereadora sugere a necessidade de criar o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental entre Crianças e Adolescentes.

Justificativa:

O suicídio ainda é um tema encarado como um tabu nos debates públicos, além de cercado de desinformações ou preconceitos. De causalidade multifatorial, pode estar ligado a aspectos orgânicos, psíquicos e emocionais. A depressão é uma das condições em que está mais correlacionado, mas também está ligado a fatores cuja origem são externas ao sujeito, como condicionalidades sociais, econômicas e/ou culturais. Quanto aos primeiros aspectos, cabe pontuar que o tratamento mental e emocional deve ser encarado como um processo necessário, e como um direito, assim como qualquer outra modalidade de atendimento na área da saúde. Da mesma forma, deve ser fornecido de maneira universal, gratuita e acessível a todo cidadão e cidadã, por meio do Sistema Único de Saúde e de outros meios de atendimento ligados ao Estado.